O GÊNERO TEXTUAL CANÇÃO “TOADA DE BOI” NAS AULAS DE PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17639 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 751 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL CANÇÃO “TOADA DE BOI” NAS AULAS DE PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM" "resumo" => "O presente estudo tem como propósito apresentar resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, onde evidencia a utilização das Toadas de Boi nas aulas de português em uma Escola Municipal de Parintins, tendo como objetivo investigar de que forma o gênero textual canção pode influenciar na formação de leitores e desenvolvimento de competência comunicativa, visto que se considera que é através do domínio da língua que se alcança condições para a plena participação do individuo na sociedade. Para dar suporte teórico a pesquisa utilizou-se autores como: Bakhtin (2003), Marcuschi (2006), Bronckart (2012), Costa (2007), Guedes (2006), Antunes (2003) dentre outros de igual relevância que discutem a utilização de gêneros textuais nas aulas de português. Para o desenvolvimento desse trabalho buscamos direcionamento na pesquisa qualitativa, utilizando como suporte a pesquisa etnográfica, que nos possibilitaram a partir das observações e análises dos dados, concluir que a utilização do gênero textual canção Toada de Boi nas aulas de português influenciam significativamente na formação de leitores e desenvolvimento da competência comunicativa, tendo em vista que está relacionada a uma prática sociocultural, transmitindo ideias e informações da própria realidade das crianças e faz parte de sua comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, TOADA DE BOI, AULA DE PORTUGUÊS, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID751_23102015202110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVELTON DE SOUZA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ERIVELTON" "autor_email" => "erivelton-@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17639 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 751 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL CANÇÃO “TOADA DE BOI” NAS AULAS DE PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM" "resumo" => "O presente estudo tem como propósito apresentar resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, onde evidencia a utilização das Toadas de Boi nas aulas de português em uma Escola Municipal de Parintins, tendo como objetivo investigar de que forma o gênero textual canção pode influenciar na formação de leitores e desenvolvimento de competência comunicativa, visto que se considera que é através do domínio da língua que se alcança condições para a plena participação do individuo na sociedade. Para dar suporte teórico a pesquisa utilizou-se autores como: Bakhtin (2003), Marcuschi (2006), Bronckart (2012), Costa (2007), Guedes (2006), Antunes (2003) dentre outros de igual relevância que discutem a utilização de gêneros textuais nas aulas de português. Para o desenvolvimento desse trabalho buscamos direcionamento na pesquisa qualitativa, utilizando como suporte a pesquisa etnográfica, que nos possibilitaram a partir das observações e análises dos dados, concluir que a utilização do gênero textual canção Toada de Boi nas aulas de português influenciam significativamente na formação de leitores e desenvolvimento da competência comunicativa, tendo em vista que está relacionada a uma prática sociocultural, transmitindo ideias e informações da própria realidade das crianças e faz parte de sua comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, TOADA DE BOI, AULA DE PORTUGUÊS, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID751_23102015202110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVELTON DE SOUZA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ERIVELTON" "autor_email" => "erivelton-@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }