No artigo abordamos as contribuições e limites da aprendizagem da docência e do ensino de História evidenciados durante o desenvolvimento do Subprojeto PIBID/ História do Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/ UEA, realizado em duas escolas da Rede Pública de Ensino deste Município. O objetivo é mostrar de que forma o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID tem contribuído para a formação docente do Ensino Superior especificamente, da Licenciatura em História. Nossa metodologia parte implementação do Subprojeto buscando articular os aspectos teóricos entre a “História- matéria” e “História- conhecimento” articulando saberes da formação universitária que propiciassem uma reflexão sobre a “História- disciplina” como processo de produção do conhecimento tanto na escola de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e Ensino Superior como forma de garantir a mediação entre conceitos epistemológicos da aprendizagem escolar e “História- realidade”. Os resultados tecem tramas das relações cotidianas dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de formação tanto na dimensão inicial como continuada enfrentando os desafios e as necessidades postas na contemporaneidade ao depararem-se com a pouca valorização e interesse demonstrados, que os alunos declaram ter pela disciplina História.