Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RECIFE/PE: ANÁLISE DE UM MODELO DE POLÍTICA PÚBLICA

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCACIONAL, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INTEGRAL, CICLO DE POLÍTICAS, CICLO DE POLÍTICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional

Resumo

O artigo objetiva traçar um panorama analítico do processo de formulação-decisão acerca do Plano Municipal de Educação (PME) do Recife – PE em 2015. Nesse sentido, desenvolve uma leitura da 10ª Conferência Municipal de Educação – COMUDE, seu processo de organização, condução e reflexos pós-conferência a partir do pressuposto teórico-metodológico do “Ciclo de Políticas” de Ball e Bowe e de Kingdon, além de análise do discurso e dos procedimentos metodológicos da observação participante. Em seguida, foram realizadas leituras dos discursos nos textos oficiais, tais como o Diário Oficial, Ofícios, e os Planos, o da Conferência e o da gestão municipal que foi ‘aprovado’ na Câmara de Vereadores, além de outros materiais referentes a essa conferência em formato audiovisual. As discussões e as conclusões direcionam para a problemática acerca da necessidade de se romper com uma cultura política instituída que prevalece o autoritarismo, mesmo diante de inúmeros marcos legais que embasam essas conferências.

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