Trabalhando a singularidade de cada ser humano, sobretudo na construção da subjetividade pelas experiências e história de vida, bem como no papel da cultura na definição do desenvolvimento psicológico do sujeito, buscou-se analisar um personagem, KasparHauser que não correspondia, na época em que viveu, (séc. XIX), aos padrões de comportamentos tidos ou esperados como "normais" dentro da sociedade da época. Esse personagem é protagonista da obra cinematográfica “O Enigma de Kaspar Hauser”, a qual narra a história de um garoto que fora isolado do contato humano, causando graves consequências ao seu desenvolvimento neuropsicológico. Abordamos no decorrer deste estudo, uma análise teórico-narrativa da obra supracitada respaldada pela teoria de Lev Semenovich Vygotsky. Será citado o raciocínio vygotskyano no decorrer do trabalho, fazendo comparações com as cenas que foram transcritas do filme, adaptando explicações à obra. A história é baseada em fatos reais, o que permite adaptar as teorias ao que chamamos de “estudo psicológico virtual”. Essa análise traz reflexões acerca do papel social, histórico e cultural da humanidade, demonstrando que o ser humano necessita das influências do meio social para um adequado desenvolvimento cognitivo.