Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

FRAÇÕES: INVESTIGAÇÃO COM UM GRUPO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FRAÇÕES, NÚMERO FRACIONÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
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Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar os conhecimentos de um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o número fracionário abordando seus diferentes significados em diferentes contextos. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre o número fracionário com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, este estudo responde a seguinte questão: quais os conhecimentos acerca dos números fracionários, alunos dos anos iniciais adquiriram durante os primeiros anos de escolarização? A metodologia adotada para esta investigação foi o estudo de caso na abordagem qualitativa através de diferentes instrumentos de investigação: atividades com materiais manipulativos, atividades escritas com questões envolvendo os diferentes significados e entrevista individual e coletiva. Esta pesquisa está fundamentada nos estudos referentes à fração de Nunes e et al ( 1997) e (2005), Toledo e et al. ( 1997) , Walle ( 2009), Silva ( 2005) que se dedicaram a esclarecer equívocos cometidos sobre o desenvolvimento desse importante conteúdo matemático no Ensino Fundamental.

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