O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1347 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "O presente artigo discute a Educação Inclusiva e o Ensino de Matemática por meio da utilização de materiais concretos no ensino da Geometria Espacial para alunos portadores de deficiência visual. Será apresentada uma diferenciação entre os conceitos de integração e inclusão e também de que forma os materiais didáticos desenvolvidos com materiais recicláveis podem auxiliar o professor em sala de aula. O trabalho mostra a importância da inclusão nos contextos educativos e de que forma os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Temos por objetivos: elaborar materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência, aplicar esses objetos em sala para auxiliar o professor e o aluno, reconhecer as dificuldades encontradas na matemática inclusiva e superá-las. Elaboramos um material para o estudo de Geometria Espacial, com materiais recicláveis (papelão, tecidos de texturas diferentes, feltro, palito, massa de modelar, cola e papel) construímos quatro figuras espaciais: o cubo (hexaedro regular), a pirâmide de base pentagonal, o prisma de base hexagonal e o prisma de base triangular. Com a construção desses materiais visamos atender aos seguintes conteúdos: contagem, operações de adição, igualdade, elementos de um poliedro (vértices, arestas e faces), figuras planas, sólidos geométricos, relação de Euler, dentre outros. Em nossa pesquisa, buscamos os autores Mantoan, Glat e Fernandes, Conde, Caiado e Barbosa que já tinham uma vivência e experiência com deficientes visuais. Esperamos que com esses materiais o estudo se mantenha mais prazeroso e a sala de aula seja vista como um lugar onde todos tem direito a educação, apesar das diferenças. Incluir é mais uma tarefa para os docentes que procuram inovar suas aulas e o uso desses materiais poderá trazer a possibilidade de desenvolver habilidades e conceitos com a participação de todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATERIAL MANIPULÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁBITA VIANA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "TÁBITA" "autor_email" => "tawbymat@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1347 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "O presente artigo discute a Educação Inclusiva e o Ensino de Matemática por meio da utilização de materiais concretos no ensino da Geometria Espacial para alunos portadores de deficiência visual. Será apresentada uma diferenciação entre os conceitos de integração e inclusão e também de que forma os materiais didáticos desenvolvidos com materiais recicláveis podem auxiliar o professor em sala de aula. O trabalho mostra a importância da inclusão nos contextos educativos e de que forma os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Temos por objetivos: elaborar materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência, aplicar esses objetos em sala para auxiliar o professor e o aluno, reconhecer as dificuldades encontradas na matemática inclusiva e superá-las. Elaboramos um material para o estudo de Geometria Espacial, com materiais recicláveis (papelão, tecidos de texturas diferentes, feltro, palito, massa de modelar, cola e papel) construímos quatro figuras espaciais: o cubo (hexaedro regular), a pirâmide de base pentagonal, o prisma de base hexagonal e o prisma de base triangular. Com a construção desses materiais visamos atender aos seguintes conteúdos: contagem, operações de adição, igualdade, elementos de um poliedro (vértices, arestas e faces), figuras planas, sólidos geométricos, relação de Euler, dentre outros. Em nossa pesquisa, buscamos os autores Mantoan, Glat e Fernandes, Conde, Caiado e Barbosa que já tinham uma vivência e experiência com deficientes visuais. Esperamos que com esses materiais o estudo se mantenha mais prazeroso e a sala de aula seja vista como um lugar onde todos tem direito a educação, apesar das diferenças. Incluir é mais uma tarefa para os docentes que procuram inovar suas aulas e o uso desses materiais poderá trazer a possibilidade de desenvolver habilidades e conceitos com a participação de todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATERIAL MANIPULÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁBITA VIANA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "TÁBITA" "autor_email" => "tawbymat@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }