No presente trabalho nos propomos a apresentar os resultados parciais de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba no Campus Campina Grande. Nessa pesquisa nos propomos a investigar as possibilidades pedagógicas de recursos didáticos concretos para intermediar processos de ensino intradisciplinar de matemática voltados para Educação Básica. Nosso entendimento de ensino intradisciplinar parte do conceito de ensino de matemática integrado entre aritmética, álgebra e geometria, conforme Lorenzato (2006a), Miranda (2003) e Costa (2010). Nesses trabalhos os autores defendem a importância de levarmos em consideração processos de ensino de matemática de forma que mostrem as diversas relações e interconexões entre os campos da Matemática em seus diversos conteúdos. Além disso essas recomendações são encontradas em diretrizes curriculares como (BRASIL, 1998;2008). Em nosso trabalho a questão de investigação foi como materiais didáticos concretos no sentido de Lorenzato (2006b) podem ajudar nesse processo de integração. Para responder a essa pergunta desenvolvemos um processo metodológico qualitativo, no sentido Bogdan e Biklen (1994), onde os autores recomendam que se entendam os contextos em profundidade. Em nossa pesquisa procuramos compreender como a Torre de Hanói pode cumprir o papel de integrador dos campos da Matemática. Como conteúdo escolhemos o tema Funções. Realizamos sessões de estudo sobre a Torre de Hanói e suas propriedades matemáticas envolvendo os autores do trabalho e orientador da pesquisa, a partir dessas sessões estamos desenvolvendo uma sequência didática que possa posteriormente aplicada em turmas do ensino médio em estudos futuros. Os resultados preliminares indicam que a torre de Hanói tem um amplo potencial para explorar a integração da Matemática nos campos da álgebra e da aritmética em nível mais explicito conforme Lins e Gimenez (1997) e também com a geometria porém num nível mais superficial de representação.