Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

REIVENTANDO A GEOMETRIA – CONEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO ESTUDO DOS POLIEDROS PLATÔNICOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, POLIEDROS PLATÔNICOS Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1346
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "REIVENTANDO A GEOMETRIA – CONEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO ESTUDO DOS POLIEDROS PLATÔNICOS"
    "resumo" => "Vários estudos têm sido realizados por pesquisadores em todo mundo (MAIOLI, 2002; PIROLA, 2003; COSTA, 2008; PAVANELLO, 2007; NACARATO e PASSOS, 2003) focadas nos aspectos relacionados às dificuldades do ensino-aprendizagem apresentadas no ensino da geometria, pautadas em muitos casos, numa formação deficiente de professores, resultando no uso equivocado de determinados conceitos e nos problemas associados à sua compreensão. Além disso, enfatizam a necessidade de que sejam empreendidos esforços no sentido de resgatar o espaço da geometria nas escolas e investir na melhoria do trabalho docente. O modo como os conceitos geométricos são abordados nas escolas podem ter contribuído para esse quadro, uma vez que, em sua maioria, os conceitos são apresentados distantes da realidade, com definições de conceitos matemáticos, abstratos e sem referência concreta. O referido projeto apoia-se essencialmente em dois níveis de compreensão proposta por van Hiele: nível de visualização e da análise. O primeiro nível estabelece que o indivíduo identifique, reconheça e nomeie as figuras geométricas com base na sua aparência global. E o segundo nível, na percepção das características (propriedades) das figuras. O modelo desenvolvido pelo casal van Hiele busca valorizar a aprendizagem em Geometria como um processo, segundo SERRAZINA (1996), gradual, global e construtivo. Gradual porque são desenvolvidos gradualmente a intuição, o raciocínio e a linguagem geométrica. Global porque as figuras geométricas e suas propriedades se interelacionam, não constituintes de abstrações isoladas. Construtivo porque aluno constrói seus próprios conceitos. (SERRAZINA, 1996).Nesse sentido, o projeto de formação continuada busca contribuir para a formação do professor tanto no aprofundamento dos conceitos geométricos como aprimoramento metodológico que os auxiliem na elaboração de propostas adequadas para suas práticas pedagógicas no ensino da geometria, no caso, os poliedros platônicos. A proposta consiste em trabalhar com dobraduras e softwares geométricos na construção dos polígonos e poliedros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, POLIEDROS PLATÔNICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLY GOMES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLY"
    "autor_email" => "sulagt06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1346
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "REIVENTANDO A GEOMETRIA – CONEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO ESTUDO DOS POLIEDROS PLATÔNICOS"
    "resumo" => "Vários estudos têm sido realizados por pesquisadores em todo mundo (MAIOLI, 2002; PIROLA, 2003; COSTA, 2008; PAVANELLO, 2007; NACARATO e PASSOS, 2003) focadas nos aspectos relacionados às dificuldades do ensino-aprendizagem apresentadas no ensino da geometria, pautadas em muitos casos, numa formação deficiente de professores, resultando no uso equivocado de determinados conceitos e nos problemas associados à sua compreensão. Além disso, enfatizam a necessidade de que sejam empreendidos esforços no sentido de resgatar o espaço da geometria nas escolas e investir na melhoria do trabalho docente. O modo como os conceitos geométricos são abordados nas escolas podem ter contribuído para esse quadro, uma vez que, em sua maioria, os conceitos são apresentados distantes da realidade, com definições de conceitos matemáticos, abstratos e sem referência concreta. O referido projeto apoia-se essencialmente em dois níveis de compreensão proposta por van Hiele: nível de visualização e da análise. O primeiro nível estabelece que o indivíduo identifique, reconheça e nomeie as figuras geométricas com base na sua aparência global. E o segundo nível, na percepção das características (propriedades) das figuras. O modelo desenvolvido pelo casal van Hiele busca valorizar a aprendizagem em Geometria como um processo, segundo SERRAZINA (1996), gradual, global e construtivo. Gradual porque são desenvolvidos gradualmente a intuição, o raciocínio e a linguagem geométrica. Global porque as figuras geométricas e suas propriedades se interelacionam, não constituintes de abstrações isoladas. Construtivo porque aluno constrói seus próprios conceitos. (SERRAZINA, 1996).Nesse sentido, o projeto de formação continuada busca contribuir para a formação do professor tanto no aprofundamento dos conceitos geométricos como aprimoramento metodológico que os auxiliem na elaboração de propostas adequadas para suas práticas pedagógicas no ensino da geometria, no caso, os poliedros platônicos. A proposta consiste em trabalhar com dobraduras e softwares geométricos na construção dos polígonos e poliedros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, POLIEDROS PLATÔNICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLY GOMES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLY"
    "autor_email" => "sulagt06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Vários estudos têm sido realizados por pesquisadores em todo mundo (MAIOLI, 2002; PIROLA, 2003; COSTA, 2008; PAVANELLO, 2007; NACARATO e PASSOS, 2003) focadas nos aspectos relacionados às dificuldades do ensino-aprendizagem apresentadas no ensino da geometria, pautadas em muitos casos, numa formação deficiente de professores, resultando no uso equivocado de determinados conceitos e nos problemas associados à sua compreensão. Além disso, enfatizam a necessidade de que sejam empreendidos esforços no sentido de resgatar o espaço da geometria nas escolas e investir na melhoria do trabalho docente. O modo como os conceitos geométricos são abordados nas escolas podem ter contribuído para esse quadro, uma vez que, em sua maioria, os conceitos são apresentados distantes da realidade, com definições de conceitos matemáticos, abstratos e sem referência concreta. O referido projeto apoia-se essencialmente em dois níveis de compreensão proposta por van Hiele: nível de visualização e da análise. O primeiro nível estabelece que o indivíduo identifique, reconheça e nomeie as figuras geométricas com base na sua aparência global. E o segundo nível, na percepção das características (propriedades) das figuras. O modelo desenvolvido pelo casal van Hiele busca valorizar a aprendizagem em Geometria como um processo, segundo SERRAZINA (1996), gradual, global e construtivo. Gradual porque são desenvolvidos gradualmente a intuição, o raciocínio e a linguagem geométrica. Global porque as figuras geométricas e suas propriedades se interelacionam, não constituintes de abstrações isoladas. Construtivo porque aluno constrói seus próprios conceitos. (SERRAZINA, 1996).Nesse sentido, o projeto de formação continuada busca contribuir para a formação do professor tanto no aprofundamento dos conceitos geométricos como aprimoramento metodológico que os auxiliem na elaboração de propostas adequadas para suas práticas pedagógicas no ensino da geometria, no caso, os poliedros platônicos. A proposta consiste em trabalhar com dobraduras e softwares geométricos na construção dos polígonos e poliedros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.