Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 128
A ATUAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DO PIBID

Palavra-chaves: PLANTÃO DE DÚVIDAS, ATUAÇÃO, SANAR DIFICULDADE Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)

Resumo

O objetivo desse pôster é expor a atividade de aproximação entre os acadêmicos com os alunos da rede pública de ensino, no âmbito do subprojeto “A licenciatura, o ensino médio e a formação do professor” que está sendo realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. Esse projeto visa à formação do professor, através de atividades práticas como oficinas, gincanas, jogos, entre outros, desenvolvidas na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto-PB. Através desse projeto buscamos aperfeiçoar o aprendizado obtido no curso de licenciatura em matemática, auxiliando os alunos da escola citada na resolução de problemas matemáticos. Para tal destacamos neste pôster a atuação do acadêmico/bolsista junto ao alunado, por meio do “Plantão de dúvidas”, no âmbito de sanar dificuldades ocasionadas pelos conteúdos matemáticos (vistos em sala de aula) de modo prático. Observamos que os alunos se sentem mais a vontade diante dos licenciando em matemática (que também são alunos), o que possibilita uma aproximação bastante eficiente, contextualizando o aprendizado mútuo ocasionado por essa interrelação entre Universidade e escola. Mediante esta ação, notou-se que os estudantes apresentaram resultados satisfatórios na assimilação dos conteúdos antes não compreendidos. Nesse sentido vimos que o PIBID aproxima a Universidade da escola, possibilitando ao licenciando a interação com o ambiente escolar onde estará inserido após sua formação acadêmica. E a escola também é favorecida, pois recebe grande apoio para as dificuldades de seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.