Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

COMO OS PROFESSORES PERCEBEM A ESTATÍSTICA NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO DE ESTATÍSTICA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTES Comunicação Científica (CC) 03 - Educação Estatística (EE)
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Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar se os professores de Matemática e Licenciados em Pedagogia de escolas pública das cidades de Livramento e Taperoá se sentem preparados para lecionarem Estatística, uma vez que estes são responsáveis por desempenhar esta tarefa na Educação Básica. Para este fim, foi utilizado um questionário. Para o presente estudo, foram pesquisados professores de matemática e pedagogia de escolas públicas das cidades de Livramento e Taperoá, ambas na Paraíba. Trata-se de uma amostragem aleatória, por conveniência, composta por 30 professores, sendo 14 professores de matemática e 16 professores de pedagogia. Para a presente pesquisa, utilizou-se um questionário. O referido instrumento é composto por 14 questões que tratam da importância da estatística para a formação dos alunos, do interesse dos professores em se atualizar e se aprofundar no ensino da estatística e, por último, a preparação e o desempenho destes profissionais na disciplina de Estatística. As analises dos resultados do referido questionário mostrou que há uma deficiência por parte dos sujeitos pesquisados no processo de ensino/aprendizagem em relação aos conteúdos curriculares e didáticos da estatística para a Educação Básica. Tendo em vista que 80,0% destes profissionais, afirmam que não estão aptos para ensinarem estatística para seu alunado. Os dados colhidos reforçam a necessidade de a formação de professores melhorar também em relação ao ensino de estatística, bem como de políticas voltadas para a capacitação de docentes para essa finalidade.

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