O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS MATERIAIS CONCRETOS AO SE ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1325 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS MATERIAIS CONCRETOS AO SE ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS" "resumo" => "Apontaremos a importância do uso da História da Matemática e materiais concretos (MD) ao ensinarmos o Teorema de Pitágoras, além de analisarmos a forma como é inserido no livro didático (LD) de Matemática. Para tal, analisamos livros do 9º ano, publicados entre 2008 e 2011 destinados ao Ensino Fundamental no Brasil e apresentamos uma atividade com o Tangram pitagórico com quadrados. A nossa pesquisa têm como referencial teórico textos sobre História do Teorema, uso de materiais concretos e orientações dadas pelos PCN. Apresentamos algumas reflexões, como abordagens atuais do Teorema, a forma de inserção do mesmo no LD, dentre outras questões. Percebemos que em alguns dos livros analisados há menção a História da Matemática e indicação de uso de alguns MD, como jogos e quebra-cabeças." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "01 - Etnomatemática e Ensino de Matemática (EEM)" "palavra_chave" => "TEOREMA DE PITÁGORAS, TANGRAM, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PRISCILA IBIAPINO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "kelzinha_priscila@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1325 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS MATERIAIS CONCRETOS AO SE ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS" "resumo" => "Apontaremos a importância do uso da História da Matemática e materiais concretos (MD) ao ensinarmos o Teorema de Pitágoras, além de analisarmos a forma como é inserido no livro didático (LD) de Matemática. Para tal, analisamos livros do 9º ano, publicados entre 2008 e 2011 destinados ao Ensino Fundamental no Brasil e apresentamos uma atividade com o Tangram pitagórico com quadrados. A nossa pesquisa têm como referencial teórico textos sobre História do Teorema, uso de materiais concretos e orientações dadas pelos PCN. Apresentamos algumas reflexões, como abordagens atuais do Teorema, a forma de inserção do mesmo no LD, dentre outras questões. Percebemos que em alguns dos livros analisados há menção a História da Matemática e indicação de uso de alguns MD, como jogos e quebra-cabeças." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "01 - Etnomatemática e Ensino de Matemática (EEM)" "palavra_chave" => "TEOREMA DE PITÁGORAS, TANGRAM, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PRISCILA IBIAPINO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "kelzinha_priscila@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }