O ENSINO DE ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISES PRELIMINARES DE RESULTADOS DE PESQUISAS
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1283 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 710 "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISES PRELIMINARES DE RESULTADOS DE PESQUISAS" "resumo" => "O objetivo deste artigo é apresentar análises preliminares de seis resumos de teses de doutorado após busca com “licenciatura em matemática e álgebra”, realizada no portal da CAPES. O estudo qualitativo; categorizado como uma meta-análise, segundo Fiorentini e Lorenzato. Na análise, utilizamos as seguintes referências teóricas: Duval, Fiorentini e Miorin, Miguel e Fiorentini. Como resultados obtivemos que: dois resumos revelam que as teses priorizam a Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval, sendo que um deles nos reportou também à tendência formalista clássica de Fiorentini; outro apresenta crítica acerca da identificação dessa tendência na Licenciatura em Matemática; os demais reportam à tendência empírico ativista de Fiorentini e outras contemplam concepções de educação algébrica, relacionadas com Miorin, Miguel e Fiorentini." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "12 - Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)" "palavra_chave" => "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE TESES, ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA STOCHI VEIGA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA STOCHI" "autor_email" => "mstochi@uol.com.br" "autor_ies" => "PUC/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1283 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 710 "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISES PRELIMINARES DE RESULTADOS DE PESQUISAS" "resumo" => "O objetivo deste artigo é apresentar análises preliminares de seis resumos de teses de doutorado após busca com “licenciatura em matemática e álgebra”, realizada no portal da CAPES. O estudo qualitativo; categorizado como uma meta-análise, segundo Fiorentini e Lorenzato. Na análise, utilizamos as seguintes referências teóricas: Duval, Fiorentini e Miorin, Miguel e Fiorentini. Como resultados obtivemos que: dois resumos revelam que as teses priorizam a Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval, sendo que um deles nos reportou também à tendência formalista clássica de Fiorentini; outro apresenta crítica acerca da identificação dessa tendência na Licenciatura em Matemática; os demais reportam à tendência empírico ativista de Fiorentini e outras contemplam concepções de educação algébrica, relacionadas com Miorin, Miguel e Fiorentini." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "12 - Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)" "palavra_chave" => "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE TESES, ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA STOCHI VEIGA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA STOCHI" "autor_email" => "mstochi@uol.com.br" "autor_ies" => "PUC/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }