Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O AVA MOODLE E O ENSINO DE CÁLCULO: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: MOODLE, CÁLCULO, TECNOLOGIA Comunicação Científica (CC) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1329
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 110
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "O AVA MOODLE E O ENSINO DE CÁLCULO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Vamos propor neste evento, um recorte do trabalho de conclusão de curso, intitulado: O AVA Moodle e o Ensino de Cálculo: um estudo de caso. O estudo de caso é relacionado à disciplina de Cálculo I do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte no semestre letivo de 2011.1. A necessidade de se trabalhar com uma ferramenta tecnológica partiu dos altos índices de reprovação e/ou desistência que foram analisados em semestres letivos anteriores, objetivando uma minimização da aversão que os alunos do curso sentem ao cursar a disciplina de Cálculo I bem como expor o AVA Moodle e suas potencialidades no ensino de Cálculo. A pesquisa foi baseada em autores como Barufi (1999), Ramos (2009), Silva (2010) que defendem o alto índice de rejeição da disciplina de Cálculo e também os recursos do Moodle. Para a pesquisa, foi realizado um questionário com os alunos a cerca do uso do Moodle na disciplina, sendo feita a análise constatou-se que a turma aprova o AVA e sua utilização na disciplina de Cálculo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "MOODLE, CÁLCULO, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_42.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTO MARIANO DE ARAÚJO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO FILHO"
    "autor_email" => "rmaf29@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1329
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 110
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "O AVA MOODLE E O ENSINO DE CÁLCULO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Vamos propor neste evento, um recorte do trabalho de conclusão de curso, intitulado: O AVA Moodle e o Ensino de Cálculo: um estudo de caso. O estudo de caso é relacionado à disciplina de Cálculo I do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte no semestre letivo de 2011.1. A necessidade de se trabalhar com uma ferramenta tecnológica partiu dos altos índices de reprovação e/ou desistência que foram analisados em semestres letivos anteriores, objetivando uma minimização da aversão que os alunos do curso sentem ao cursar a disciplina de Cálculo I bem como expor o AVA Moodle e suas potencialidades no ensino de Cálculo. A pesquisa foi baseada em autores como Barufi (1999), Ramos (2009), Silva (2010) que defendem o alto índice de rejeição da disciplina de Cálculo e também os recursos do Moodle. Para a pesquisa, foi realizado um questionário com os alunos a cerca do uso do Moodle na disciplina, sendo feita a análise constatou-se que a turma aprova o AVA e sua utilização na disciplina de Cálculo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "MOODLE, CÁLCULO, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_42.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTO MARIANO DE ARAÚJO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO FILHO"
    "autor_email" => "rmaf29@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Vamos propor neste evento, um recorte do trabalho de conclusão de curso, intitulado: O AVA Moodle e o Ensino de Cálculo: um estudo de caso. O estudo de caso é relacionado à disciplina de Cálculo I do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte no semestre letivo de 2011.1. A necessidade de se trabalhar com uma ferramenta tecnológica partiu dos altos índices de reprovação e/ou desistência que foram analisados em semestres letivos anteriores, objetivando uma minimização da aversão que os alunos do curso sentem ao cursar a disciplina de Cálculo I bem como expor o AVA Moodle e suas potencialidades no ensino de Cálculo. A pesquisa foi baseada em autores como Barufi (1999), Ramos (2009), Silva (2010) que defendem o alto índice de rejeição da disciplina de Cálculo e também os recursos do Moodle. Para a pesquisa, foi realizado um questionário com os alunos a cerca do uso do Moodle na disciplina, sendo feita a análise constatou-se que a turma aprova o AVA e sua utilização na disciplina de Cálculo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.