SOROBAN: CIDADANIA E MATEMÁTICA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1213 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 761 "titulo" => "SOROBAN: CIDADANIA E MATEMÁTICA" "resumo" => "Muitos estudantes apresentam dificuldades ao desenvolver operações matemáticas básicas no papel, mas quando transpomos tal situação a algo relacionado com o cotidiano notamos que tal conhecimento é absorvido de forma mais “fácil” permitindo aos mesmos a resolução de tal problema. Dessa maneira buscamos uma maneira interativa de fazer esta abordagem, relacionando o conhecimento matemático com questões de cidadania, através do Soroban, que é o ábaco japonês usado para ensinar as operações matemáticas aos deficientes visuais. Este trabalho tem por objetivo relatar uma metodologia para o ensino dinâmico das operações básicas da matemática, como: adição, subtração, multiplicação e divisão através do Soroban com videntes e discutir valores de respeito às diferenças. Foi ministrada uma oficina com uma turma de alunos do 6º ano para ensiná-los a manusear e confeccionar o Soroban utilizando materiais de baixo custo, como: hastes de cotonetes, pasta de arquivo, E.V.A, miçangas de dois tamanhos diferentes, papelão, fita adesiva, fita crepe e régua. Depois de apresentar uma breve introdução histórica e instruções de como fabricar e manusear este instrumento, os alunos foram desafiados a resolver, em grupo, as quatro operações usando o Soroban que haviam confeccionado. Os alunos também aprenderam como e onde fazer o download de um Soroban online, o Sorocalc, para que todos pudessem praticar melhor em casa, pois foi confeccionado apenas um Soroban por equipe. Passada a etapa de conhecimentos matemáticos teóricos e práticos, em outra aula foi proposto aos alunos que os mesmos fizessem uma entrevista com um deficiente visual o qual deveria responder perguntas relacionadas ao seu dia-a-dia, método de estudo, suas dificuldades e como faz para superá-las todos os dias. Foram discutidas também questões de cidadania como, por exemplo, formas de tratamento e ajuda que os alunos poderiam oferecer a um cego ao encontrá-lo na rua. Através desse diálogo sobre este método de ensino, vários tipos de reflexões foram proporcionadas aos alunos, pois puderam imaginar e vivenciar melhor as circunstâncias em que vivem os deficientes visuais. A maioria dos estudantes apontou o estudo com o Soroban mais divertido e interessante, mas admitiram a dificuldade em manusear o instrumento tomando assim consciência das dificuldades e limitações que esses deficientes enfrentam. Percebeu-se que um mesmo instrumento, no caso o Soroban, tem aplicações significativas tanto para deficientes visuais como para videntes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "SOROBAN, CIDADANIA, CONFECCIONAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_761.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ERIANE BRITO MARQUES" "autor_nome_curto" => "ERIANE BRITO" "autor_email" => "erianebrito@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1213 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 761 "titulo" => "SOROBAN: CIDADANIA E MATEMÁTICA" "resumo" => "Muitos estudantes apresentam dificuldades ao desenvolver operações matemáticas básicas no papel, mas quando transpomos tal situação a algo relacionado com o cotidiano notamos que tal conhecimento é absorvido de forma mais “fácil” permitindo aos mesmos a resolução de tal problema. Dessa maneira buscamos uma maneira interativa de fazer esta abordagem, relacionando o conhecimento matemático com questões de cidadania, através do Soroban, que é o ábaco japonês usado para ensinar as operações matemáticas aos deficientes visuais. Este trabalho tem por objetivo relatar uma metodologia para o ensino dinâmico das operações básicas da matemática, como: adição, subtração, multiplicação e divisão através do Soroban com videntes e discutir valores de respeito às diferenças. Foi ministrada uma oficina com uma turma de alunos do 6º ano para ensiná-los a manusear e confeccionar o Soroban utilizando materiais de baixo custo, como: hastes de cotonetes, pasta de arquivo, E.V.A, miçangas de dois tamanhos diferentes, papelão, fita adesiva, fita crepe e régua. Depois de apresentar uma breve introdução histórica e instruções de como fabricar e manusear este instrumento, os alunos foram desafiados a resolver, em grupo, as quatro operações usando o Soroban que haviam confeccionado. Os alunos também aprenderam como e onde fazer o download de um Soroban online, o Sorocalc, para que todos pudessem praticar melhor em casa, pois foi confeccionado apenas um Soroban por equipe. Passada a etapa de conhecimentos matemáticos teóricos e práticos, em outra aula foi proposto aos alunos que os mesmos fizessem uma entrevista com um deficiente visual o qual deveria responder perguntas relacionadas ao seu dia-a-dia, método de estudo, suas dificuldades e como faz para superá-las todos os dias. Foram discutidas também questões de cidadania como, por exemplo, formas de tratamento e ajuda que os alunos poderiam oferecer a um cego ao encontrá-lo na rua. Através desse diálogo sobre este método de ensino, vários tipos de reflexões foram proporcionadas aos alunos, pois puderam imaginar e vivenciar melhor as circunstâncias em que vivem os deficientes visuais. A maioria dos estudantes apontou o estudo com o Soroban mais divertido e interessante, mas admitiram a dificuldade em manusear o instrumento tomando assim consciência das dificuldades e limitações que esses deficientes enfrentam. Percebeu-se que um mesmo instrumento, no caso o Soroban, tem aplicações significativas tanto para deficientes visuais como para videntes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "SOROBAN, CIDADANIA, CONFECCIONAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_761.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ERIANE BRITO MARQUES" "autor_nome_curto" => "ERIANE BRITO" "autor_email" => "erianebrito@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }