O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1200 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 230 "titulo" => "O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Ao realizar um estudo sobre o uso do Blog na formação continuada de professores, percebemos que no Brasil o uso dessa tecnologia na educação, apesar de estar crescendo, ainda não atingiu a maior parte da comunidade escolar. De acordo com Silva (2003) há um movimento de educadores estimulando o uso de blogs na educação, tendo em vista as inúmeras atividades colaborativas e cooperativas que essa tecnologia proporciona. Diante desta realidade, essa pesquisa que aconteceu sob a orientação da Profª Jaqueline Brito Vidal Batista, teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições sobre o uso do Blog na formação continuada de professores do Ensino Fundamental II do município de Alagoa Grande. A pesquisa que realizamos se apresenta como um estudo de caso, realizado em quatro escolas da rede pública da cidade de Alagoa Grande, com trinta e seis professores que lecionam no Ensino Fundamental II. A coleta de dados se deu em quatro momentos, sendo o ambiente de pesquisa as escolas em que os sujeitos atuam. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que poucos professores utilizam o computador e a Internet na prática docente. Muitos alegam que a utilização acontece principalmente fora da sala de aula e isso se dá para a realização de pesquisas e elaboração de atividades. Alguns afirmam que a divulgação das práticas pedagógicas dos professores no Blog – Ponto de Apoio Pedagógico - contribuiu para a reflexão, socialização, valorização e reconhecimento das atividades e projetos realizados pelos docentes. A pesquisa também proporcionou a reflexão das Coordenadoras de Área frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação durante os encontros pedagógicos e planejamentos com os professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BLOG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_230.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS" "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS" "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1200 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 230 "titulo" => "O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Ao realizar um estudo sobre o uso do Blog na formação continuada de professores, percebemos que no Brasil o uso dessa tecnologia na educação, apesar de estar crescendo, ainda não atingiu a maior parte da comunidade escolar. De acordo com Silva (2003) há um movimento de educadores estimulando o uso de blogs na educação, tendo em vista as inúmeras atividades colaborativas e cooperativas que essa tecnologia proporciona. Diante desta realidade, essa pesquisa que aconteceu sob a orientação da Profª Jaqueline Brito Vidal Batista, teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições sobre o uso do Blog na formação continuada de professores do Ensino Fundamental II do município de Alagoa Grande. A pesquisa que realizamos se apresenta como um estudo de caso, realizado em quatro escolas da rede pública da cidade de Alagoa Grande, com trinta e seis professores que lecionam no Ensino Fundamental II. A coleta de dados se deu em quatro momentos, sendo o ambiente de pesquisa as escolas em que os sujeitos atuam. Os dados foram analisados levando-se em consideração três categorias que emergiram. A técnica de triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que poucos professores utilizam o computador e a Internet na prática docente. Muitos alegam que a utilização acontece principalmente fora da sala de aula e isso se dá para a realização de pesquisas e elaboração de atividades. Alguns afirmam que a divulgação das práticas pedagógicas dos professores no Blog – Ponto de Apoio Pedagógico - contribuiu para a reflexão, socialização, valorização e reconhecimento das atividades e projetos realizados pelos docentes. A pesquisa também proporcionou a reflexão das Coordenadoras de Área frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação durante os encontros pedagógicos e planejamentos com os professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BLOG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_230.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS" "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS" "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }