Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO ORIGAMI PARA O ENSINO DA GEOMETRIA

Palavra-chaves: ORIGAMI, GEOMETRIA, PROPOSTA DIDÁTICA Relato de Experiência (RE) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1199
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO ORIGAMI PARA O ENSINO DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "Este relato apresenta aspectos de uma proposta didática com o uso do Origami como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de 18 alunos do 8º ano de uma escola da rede particular de ensino de Campina Grande, Paraíba, sendo o ambiente de intervenção a própria sala de aula. Neste contexto, observa-se que a inserção de tal recurso na sala de aula objetiva ajudar os alunos a desenvolverem habilidades geométricas, como também proporciona experiências físicas e lógico-matemáticas, os quais são imprescindíveis para a construção de conhecimento. Foram sugeridas atividades usando a dobradura de um cisne. Tal atividade visou facilitar a compreensão dos alunos e a formalização dos conceitos relacionados com o conteúdo Classificação de Triângulos. A pesquisa apontou que os alunos apresentaram maior interesse e gosto pela aprendizagem da Geometria e a compreensão dos conceitos se deu com maior clareza através da utilização do Origami."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ORIGAMI, GEOMETRIA, PROPOSTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1199
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO ORIGAMI PARA O ENSINO DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "Este relato apresenta aspectos de uma proposta didática com o uso do Origami como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de 18 alunos do 8º ano de uma escola da rede particular de ensino de Campina Grande, Paraíba, sendo o ambiente de intervenção a própria sala de aula. Neste contexto, observa-se que a inserção de tal recurso na sala de aula objetiva ajudar os alunos a desenvolverem habilidades geométricas, como também proporciona experiências físicas e lógico-matemáticas, os quais são imprescindíveis para a construção de conhecimento. Foram sugeridas atividades usando a dobradura de um cisne. Tal atividade visou facilitar a compreensão dos alunos e a formalização dos conceitos relacionados com o conteúdo Classificação de Triângulos. A pesquisa apontou que os alunos apresentaram maior interesse e gosto pela aprendizagem da Geometria e a compreensão dos conceitos se deu com maior clareza através da utilização do Origami."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ORIGAMI, GEOMETRIA, PROPOSTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este relato apresenta aspectos de uma proposta didática com o uso do Origami como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de 18 alunos do 8º ano de uma escola da rede particular de ensino de Campina Grande, Paraíba, sendo o ambiente de intervenção a própria sala de aula. Neste contexto, observa-se que a inserção de tal recurso na sala de aula objetiva ajudar os alunos a desenvolverem habilidades geométricas, como também proporciona experiências físicas e lógico-matemáticas, os quais são imprescindíveis para a construção de conhecimento. Foram sugeridas atividades usando a dobradura de um cisne. Tal atividade visou facilitar a compreensão dos alunos e a formalização dos conceitos relacionados com o conteúdo Classificação de Triângulos. A pesquisa apontou que os alunos apresentaram maior interesse e gosto pela aprendizagem da Geometria e a compreensão dos conceitos se deu com maior clareza através da utilização do Origami.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.