Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM PROBLEMA OU UM MERO EXERCÍCIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA PARAÍBA?

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1225
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM PROBLEMA OU UM MERO EXERCÍCIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA PARAÍBA?"
    "resumo" => "O presente artigo refere-se a um estudo que objetivou fazer uma análise de como os estudantes resolvem problemas matemáticos em sala de aula no município de Serra da Raiz, Paraíba. A pesquisa foi realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria José de Miranda Burity. Escolhemos alguns teóricos que discutem Resolução de Problemas em sala de aula para embasarmos nossas discussões como: Polya (1995), Pozo (1998), Dante (2000), Smole e Diniz (2001), dentre outros. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso simples no intuito de realizarmos um estudo descritivo e analítico. O principal instrumento para aquisição de dados foi um questionário semiestruturado aplicado a 11 alunos no período de agosto a setembro de 2011."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS PESSOA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISAIAS PESSOA"
    "autor_email" => "isaias-65@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1225
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM PROBLEMA OU UM MERO EXERCÍCIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA PARAÍBA?"
    "resumo" => "O presente artigo refere-se a um estudo que objetivou fazer uma análise de como os estudantes resolvem problemas matemáticos em sala de aula no município de Serra da Raiz, Paraíba. A pesquisa foi realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria José de Miranda Burity. Escolhemos alguns teóricos que discutem Resolução de Problemas em sala de aula para embasarmos nossas discussões como: Polya (1995), Pozo (1998), Dante (2000), Smole e Diniz (2001), dentre outros. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso simples no intuito de realizarmos um estudo descritivo e analítico. O principal instrumento para aquisição de dados foi um questionário semiestruturado aplicado a 11 alunos no período de agosto a setembro de 2011."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS PESSOA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISAIAS PESSOA"
    "autor_email" => "isaias-65@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O presente artigo refere-se a um estudo que objetivou fazer uma análise de como os estudantes resolvem problemas matemáticos em sala de aula no município de Serra da Raiz, Paraíba. A pesquisa foi realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria José de Miranda Burity. Escolhemos alguns teóricos que discutem Resolução de Problemas em sala de aula para embasarmos nossas discussões como: Polya (1995), Pozo (1998), Dante (2000), Smole e Diniz (2001), dentre outros. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso simples no intuito de realizarmos um estudo descritivo e analítico. O principal instrumento para aquisição de dados foi um questionário semiestruturado aplicado a 11 alunos no período de agosto a setembro de 2011.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.