A dificuldade dos alunos(as) do 7º ano do ensino fundamental na aprendizagem dos Números Inteiros, principalmente quando é abordado o conteúdo dos números negativos e suas operações aritméticas fundamentais, tem despertado a atenção de muitos professores de matemática a procurar uma proposta didática que facilite essa aprendizagem. O conteúdo de Operações Aritméticas básicas permeia toda a vida acadêmica do(a) aluno(a) e é indispensável o seu aprendizado, pois do contrário o(a) aluno(a) terá sempre dificuldade para assimilar outros conteúdos da Matemática. O caminho utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica em livros, revistas, internet, artigos e uma pesquisa junto aos 36 alunos de uma das turmas do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardirene Oliveira de Souza, localizada na cidade de Aroeiras-PB. Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, é de fundamental importância que o professor procure inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas aulas de Matemática, já que esta é considerada por muito, uma das mais difíceis disciplinas e conseqüentemente sendo uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. O processo de ensino aprendizagem de forma lúdica através de jogos permite que o aluno aprecie o momento como algo interessante, desafiador e divertido. Esta pesquisa permitiu concluir que um dos fatores marcantes dadificuldade que os alunos possuem ao trabalhar, principalmente com as operações aritméticas fundamentais com os Inteiros (negativos e positivos) essencialmente com as regras de sinais, é a ausência da aplicação concreta, e o jogo utilizado na sala de aula fez com que o grau de dificuldade diminuísse com respeito a esse aspecto.