Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA REFLEXÃO SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOMETRIA, MODELAGEM MATEMÁTICA, AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Comunicação Científica (CC) 04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1182
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo aborda sobre os resultados de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, aplicar e analisar uma intervenção didática no ensino da Geometria utilizando a modelagem matemática como ambiente de aprendizagem para superar as dificuldades apresentadas por alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, em relação ao domínio de conteúdos geométricos, falta de hábitos de estudo, da realização de pesquisas e trabalhos em grupos. Para isso, foi elaborada e aplicada uma Proposta Didática envolvendo atividades interativas que levaram os alunos à construção de plantas baixas e de maquetes referentes a duas salas de aulas (7º Ano E e 7º Ano F). Esta pesquisa apresenta-se como um estudo de caso realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, localizada na cidade de Lagoa Seca – Paraíba. A coleta de dados se deu em seis Momentos e a técnica da Triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa explicitou os conhecimentos prévios e explorados dos alunos bem como mostrou a adequação da Proposta Didática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, MODELAGEM MATEMÁTICA, AMBIENTE DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY BARBOSA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA"
    "autor_email" => "dany_cg9@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1182
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo aborda sobre os resultados de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, aplicar e analisar uma intervenção didática no ensino da Geometria utilizando a modelagem matemática como ambiente de aprendizagem para superar as dificuldades apresentadas por alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, em relação ao domínio de conteúdos geométricos, falta de hábitos de estudo, da realização de pesquisas e trabalhos em grupos. Para isso, foi elaborada e aplicada uma Proposta Didática envolvendo atividades interativas que levaram os alunos à construção de plantas baixas e de maquetes referentes a duas salas de aulas (7º Ano E e 7º Ano F). Esta pesquisa apresenta-se como um estudo de caso realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, localizada na cidade de Lagoa Seca – Paraíba. A coleta de dados se deu em seis Momentos e a técnica da Triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa explicitou os conhecimentos prévios e explorados dos alunos bem como mostrou a adequação da Proposta Didática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, MODELAGEM MATEMÁTICA, AMBIENTE DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY BARBOSA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA"
    "autor_email" => "dany_cg9@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este artigo aborda sobre os resultados de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, aplicar e analisar uma intervenção didática no ensino da Geometria utilizando a modelagem matemática como ambiente de aprendizagem para superar as dificuldades apresentadas por alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, em relação ao domínio de conteúdos geométricos, falta de hábitos de estudo, da realização de pesquisas e trabalhos em grupos. Para isso, foi elaborada e aplicada uma Proposta Didática envolvendo atividades interativas que levaram os alunos à construção de plantas baixas e de maquetes referentes a duas salas de aulas (7º Ano E e 7º Ano F). Esta pesquisa apresenta-se como um estudo de caso realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, localizada na cidade de Lagoa Seca – Paraíba. A coleta de dados se deu em seis Momentos e a técnica da Triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa explicitou os conhecimentos prévios e explorados dos alunos bem como mostrou a adequação da Proposta Didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.