O objetivo desse trabalho fundamenta-se no entendimento da escrita e dos processos de representação numérica utilizados pelas crianças durante a aprendizagem da matemática. A proposta de estudo buscou entender como os alunos do Ensino Fundamental interpretam situações que envolvem a escrita numérica e quais representações são mais favoráveis para a aprendizagem. Durante a realização de atividades no componente curricular “Jogos e a construção do conhecimento matemático” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi elaborado o jogo “Corrida numérica”, que explora a linguagem oral, registros informais e processos de representação matemática. A partir de uma investigação do material, notou-se que o jogo permitiu aos alunos levantar hipóteses com base na observação das regularidades que aconteciam nas etapas de utilização do material. As atividades fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o ensino de Matemática (BRASIL, 1997). O jogo é constituído de 80 cartas correspondentes entre si (Grupo 1: 40 cartas com escrita numérica envolvendo unidades, dezenas, centenas e milhares; Grupo 2: 40 cartas com representação numérica envolvendo unidades, dezenas, centenas e milhares) e um tabuleiro com uma representação de uma trilha numérica, estilo corrida. A aplicação da atividade foi realizada em uma turma do 3° ano do 1°ciclo do Ensino Fundamental em que participaram 25 alunos da Escola Municipal da Guabiraba, unidade escolar que compõe o quadro de escolas públicas da cidade do Recife - PE. Através do uso do jogo, foi observado que os alunos mostraram motivados para utilizar o jogo, realizar atividades de cálculo, participar de discussões envolvendo os tópicos abordados, tecendo comentários e sendo críticos em relação ao conteúdo abordado. Os resultados indicam que foi possível superar os limites e as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação à escrita e representação numérica. O uso do jogo permitiu explorar de modo mais atraente situações de ensino em que os alunos apresentam dificuldades.