Na perspectiva de compreender a importância, usos e representações do brinquedo em uma turma de Educação Infantil na cidade de Campina Grande, evidenciamos, neste trabalho, a experiência vivenciada no estágio em educação infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, constituído de uma pesquisa e de um momento de intervenção na sala de aula. Considerando os brinquedos e as brincadeiras como instrumentos indispensaveis à prática pedagógica, o trabalho trata da experiência do uso e da análise da utilização do material pedagógico de baixo custo no processo de crescimento psicomotor das crianças, bem como o desenvolvimento lógico-matemático nas mesmas. O referido trabalho tem como embasamento teórico OLIVEIRA(2009), MOYLES (2002), KISHIMOTO (1994, 2001) e BARBOSA (2010). A metodologia utilizada constou de planejamento e execução do plano de trabalho e de entrevistas com as professoras e gestora da creche sobre a importância de se trabalhar a matemática a partir dos brinquedos. Os resultados da pesquisa e das atividades de intervenção apontam para o reconhecimento de que a não existência do brinquedo não inviabiliza a realização de brincadeiras na escola, e o seu uso de forma planejada possibilita na criança um desenvolvimento psicomotor bem como noções lógico-matemáticas.