O presente trabalho tem como proposta discutir a inserção do estudo da Educação Financeira na educação básica a partir do proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo estabelece uma reflexão a partir do conceito de educação financeira, com uma análise do cenário atual, e a investigação da BNCC e suas propostas no campo de ensino da matemática. A BNCC propõe a incorporação nos currículos de temas contemporâneos que afetam a vida humana, entre eles, o tema proposto a ser estudado (educação financeira). Assim, na construção do pensamento matemático dos alunos, os professores podem discutir conceitos articulados às questões do consumo, trabalho e dinheiro, demonstrando suas aplicabilidades. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, uma vez que além de analisar a BNCC enquanto um documento normativo, busca realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática. No decorrer do artigo, discute-se a importância da temática, sobretudo, no objetivo de conscientizar jovens e adultos na tomada de decisões, que impactam diretamente a sua qualidade de vida, de forma crítica. No âmbito da BNCC, observa-se a articulação da temática com o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e a promoção do empreendedorismo. A partir do estudo, destacamos a possibilidade de trabalhar conteúdos matemáticos, associados à Educação Financeira, de maneira ampliada e interdisciplinar. A pesquisa evidencia ainda a importância de discutir essas questões na formação de professores.