Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Reflexões Sobre o Uso de Gêneros do Discurso em Aulas de Matemática

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1010
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 433
    "titulo" => "Reflexões Sobre o Uso de Gêneros do Discurso em Aulas de Matemática"
    "resumo" => "A partir de uma perspectiva bakhtiniana, neste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, apresentamos uma discussão sobre uso de gêneros do discurso em aulas de Matemática, apontando seus elementos composicionais, com o intento de contribuir para uma aproximação entre a Matemática desenvolvida na escola e as práticas sociais dos alunos em suas vidas extra-escolares, considerando principalmente o contato deles com textos os mais diversos que envolvem de alguma forma a matemática cotidiana. Como objetivo, propõe-se aqui uma reflexão teórica sobre um uso eficaz, detendo-nos em aspectos referentes aos portadores ou suportes, discutindo algumas de suas limitações. Percebemos haver uma descaracterização dos gêneros do discurso quando são levados à sala de aula com outros formatos ou em outros portadores."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "a742a88e78360003fa4bfb19a6cc1b29.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOELSON PIMENTEL DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1010
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 433
    "titulo" => "Reflexões Sobre o Uso de Gêneros do Discurso em Aulas de Matemática"
    "resumo" => "A partir de uma perspectiva bakhtiniana, neste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, apresentamos uma discussão sobre uso de gêneros do discurso em aulas de Matemática, apontando seus elementos composicionais, com o intento de contribuir para uma aproximação entre a Matemática desenvolvida na escola e as práticas sociais dos alunos em suas vidas extra-escolares, considerando principalmente o contato deles com textos os mais diversos que envolvem de alguma forma a matemática cotidiana. Como objetivo, propõe-se aqui uma reflexão teórica sobre um uso eficaz, detendo-nos em aspectos referentes aos portadores ou suportes, discutindo algumas de suas limitações. Percebemos haver uma descaracterização dos gêneros do discurso quando são levados à sala de aula com outros formatos ou em outros portadores."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "a742a88e78360003fa4bfb19a6cc1b29.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOELSON PIMENTEL DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

A partir de uma perspectiva bakhtiniana, neste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, apresentamos uma discussão sobre uso de gêneros do discurso em aulas de Matemática, apontando seus elementos composicionais, com o intento de contribuir para uma aproximação entre a Matemática desenvolvida na escola e as práticas sociais dos alunos em suas vidas extra-escolares, considerando principalmente o contato deles com textos os mais diversos que envolvem de alguma forma a matemática cotidiana. Como objetivo, propõe-se aqui uma reflexão teórica sobre um uso eficaz, detendo-nos em aspectos referentes aos portadores ou suportes, discutindo algumas de suas limitações. Percebemos haver uma descaracterização dos gêneros do discurso quando são levados à sala de aula com outros formatos ou em outros portadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.