Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DE VIDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99904
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6926
    "inscrito_id" => 20518
    "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE."
    "resumo" => "Neste artigo visamos discutir sobre a construção da identidade docente durante a sua trajetória de formação e suas experiências pedagógicas, na qual, esta construção depende da memória, que advém do papel social do sujeito através das relações e posições com o mundo. Nesse sentido o referente trabalho tem por objetivo analisar a memórias de professoras aposentadas e suas trajetórias de formação na educação básica diante as práticas pedagógicas, na tentativa de conhecer as divergências e convergências enfrentadas na formação docente, possibilitando relatar e refletir as experiências proporcionadas durante sua trajetória como profissional. Diante o repertório teórico foi utilizado como autores principais os pensamentos de Pimenta (1999); Tardif (2007); Borges (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Para construção dos dados utilizamos uma Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista com as seguintes perguntas que estão divididas por blocos: I- Infância e Família: Onde nasceu e morou durante sua infância?; 2-Nome pai, mãe e irmãos?; Quais as lembranças que marcaram sua infância?; II-Educação Básica e Formação Inicial: Como foi seu percurso escolar durante a Educação Básica?; Fale um pouco sobre sua escolha profissional.; Como foi seu percurso de formação inicial e continuada?; IIII-Experiência Profissional: Relate suas primeiras experiências profissionais; Quais os maiores desafios encontrados na profissão?; Como você avalia seu processo de auto formação, como o espaço (ambiente de trabalho) e os colegas de profissão, contribuíram para o sua formação?; V – Epílogo: Se pudesse resumir sua história pessoal e profissional em poucas palavras, como gostaria de ser lembrada?. Todas as reflexões acerca do depoimento da professora, mostram que os docentes constroem e reconstroem sua identidade e a aplicação dos seus saberes para melhor se adequar às suas realidades de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20518_TB6926_10122023225318.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KYVIA JORDANIA DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "KYVIA"
    "autor_email" => "kyviajordania@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99904
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6926
    "inscrito_id" => 20518
    "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE."
    "resumo" => "Neste artigo visamos discutir sobre a construção da identidade docente durante a sua trajetória de formação e suas experiências pedagógicas, na qual, esta construção depende da memória, que advém do papel social do sujeito através das relações e posições com o mundo. Nesse sentido o referente trabalho tem por objetivo analisar a memórias de professoras aposentadas e suas trajetórias de formação na educação básica diante as práticas pedagógicas, na tentativa de conhecer as divergências e convergências enfrentadas na formação docente, possibilitando relatar e refletir as experiências proporcionadas durante sua trajetória como profissional. Diante o repertório teórico foi utilizado como autores principais os pensamentos de Pimenta (1999); Tardif (2007); Borges (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Para construção dos dados utilizamos uma Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista com as seguintes perguntas que estão divididas por blocos: I- Infância e Família: Onde nasceu e morou durante sua infância?; 2-Nome pai, mãe e irmãos?; Quais as lembranças que marcaram sua infância?; II-Educação Básica e Formação Inicial: Como foi seu percurso escolar durante a Educação Básica?; Fale um pouco sobre sua escolha profissional.; Como foi seu percurso de formação inicial e continuada?; IIII-Experiência Profissional: Relate suas primeiras experiências profissionais; Quais os maiores desafios encontrados na profissão?; Como você avalia seu processo de auto formação, como o espaço (ambiente de trabalho) e os colegas de profissão, contribuíram para o sua formação?; V – Epílogo: Se pudesse resumir sua história pessoal e profissional em poucas palavras, como gostaria de ser lembrada?. Todas as reflexões acerca do depoimento da professora, mostram que os docentes constroem e reconstroem sua identidade e a aplicação dos seus saberes para melhor se adequar às suas realidades de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20518_TB6926_10122023225318.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KYVIA JORDANIA DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "KYVIA"
    "autor_email" => "kyviajordania@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste artigo visamos discutir sobre a construção da identidade docente durante a sua trajetória de formação e suas experiências pedagógicas, na qual, esta construção depende da memória, que advém do papel social do sujeito através das relações e posições com o mundo. Nesse sentido o referente trabalho tem por objetivo analisar a memórias de professoras aposentadas e suas trajetórias de formação na educação básica diante as práticas pedagógicas, na tentativa de conhecer as divergências e convergências enfrentadas na formação docente, possibilitando relatar e refletir as experiências proporcionadas durante sua trajetória como profissional. Diante o repertório teórico foi utilizado como autores principais os pensamentos de Pimenta (1999); Tardif (2007); Borges (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Para construção dos dados utilizamos uma Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista com as seguintes perguntas que estão divididas por blocos: I- Infância e Família: Onde nasceu e morou durante sua infância?; 2-Nome pai, mãe e irmãos?; Quais as lembranças que marcaram sua infância?; II-Educação Básica e Formação Inicial: Como foi seu percurso escolar durante a Educação Básica?; Fale um pouco sobre sua escolha profissional.; Como foi seu percurso de formação inicial e continuada?; IIII-Experiência Profissional: Relate suas primeiras experiências profissionais; Quais os maiores desafios encontrados na profissão?; Como você avalia seu processo de auto formação, como o espaço (ambiente de trabalho) e os colegas de profissão, contribuíram para o sua formação?; V – Epílogo: Se pudesse resumir sua história pessoal e profissional em poucas palavras, como gostaria de ser lembrada?. Todas as reflexões acerca do depoimento da professora, mostram que os docentes constroem e reconstroem sua identidade e a aplicação dos seus saberes para melhor se adequar às suas realidades de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.