Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) PELO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE ENCANTO/RN.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho objetiva compreender a relevância do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para podermos realizar esse trabalho tivemos acesso a escolha do livro didático na cidade de Encanto RN. Percebemos que para essa escolha, é importante abordar aspectos que envolvam os objetivos educacionais, o currículo escolar e o padrões de aprendizagem que devem ser levados em conta na hora dessa escolha, devemos também nos nortear de que a participação democrática no processo de escolha do livro didático deve envolver toda a comunidade escolar, pois assim permite que diferentes perspectivas sejam consideradas, aumentando a probabilidade de uma escolha mais adequada e inclusiva para o alunado. O livro didático, que é apoio e referência ao currículo, também fornece um guia para os conteúdos, habilidades e competências, o mesmo oferece um roteiro para os educadores um recurso de apoio para que o professor possa desenvolver as habilidades de cada educando. Realizamos esse trabalho participando da escolha do livro didático da rede municipal de ensino da cidade de Encanto/RN e podemos perceber o quão é importante esta fase para que a instituição possa proporcionar um material que norteie as nossas crianças no ensino aprendizagem. Para fins de referencial teórico nos embasamos nos postulados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –FNDE – 2017, Copatti (2021), Cassiano (2007), Tagliani (2011) e Mantovani (2009) para discutir as Políticas do PNLD. Para os percursos metodológicos nos baseamos em Lakatos (2003) quando essa caracteriza nossa pesquisa como documental, qualitativa, interpretativa, dedutiva. Por fim concluímos que é inegável que é uma política pública necessária, pois, tem facilitado o processo de ensino aprendizagem daqueles que não tem acesso a outro tipo de material didático facilitando também a metodologia e norteando a forma de abordagem do professor.

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