Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS DAS PROFISSÕES: UMA TROCA DE SABERES ENTRE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99839
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6839
    "inscrito_id" => 353
    "titulo" => "DIÁLOGOS DAS PROFISSÕES: UMA TROCA DE SABERES ENTRE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O presente trabalho relata experiências educativas vivenciadas no projeto pedagógico Diálogo das Profissões, desenvolvido em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio, através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o momento da escolha profissional para muitos jovens brasileiros, ainda é caracterizado pelo sentimento de dúvida, insegurança e apreensão. As escolhas dos jovens são afetadas por uma combinação de fatores pessoais, do mundo do trabalho e da sociedade, e isso faz da escola, um espaço de formação integral, repleto de descobertas e autoconhecimento. Planejar o futuro, apostar no sonho, cuidar do presente, conhecer a si mesmo, são domínios atendentes das necessidades educacionais do século XXI. Nesta conjuntura, o projeto foi desenvolvido durante o 1º semestre do ano letivo vigente, nas turmas de 3º ano, apresentando aos estudantes concluintes, os cursos de graduação nas áreas das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas/Saúde, bem como, as oportunidades de trabalho nas diferentes profissões da atualidade. Profissionalismo e mercado de trabalho foram os eixos centrais socializados. Inicialmente o projeto desenvolveu-se em sala de aula, com atividades variadas, através de roda de conversa, debates, estudo de casos, análise de reportagens, pesquisas, produção de currículo e simulações comportamentais de entrevista de emprego. Posteriormente, realizou-se feiras de profissões para a comunidade escolar, e os estudantes propagaram os conhecimentos adquiridos para as demais turmas. A pedagogia da escuta e a aprendizagem significativa foram referências metodológicas das propostas aplicadas. Os resultados observados denotam para a emancipação do alunado na escolha profissional de maneira assertiva. A partir dos discursos, durante os encontros, foi possível perceber aspectos comportamentais de identificação e de reconhecimento. Espera-se que os conhecimentos experienciados facilitem o processo de decisão profissional pelos alunos, trazendo-lhes segurança, frente aos seus planejamentos para o futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID353_TB6839_10122023223233.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99839
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6839
    "inscrito_id" => 353
    "titulo" => "DIÁLOGOS DAS PROFISSÕES: UMA TROCA DE SABERES ENTRE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O presente trabalho relata experiências educativas vivenciadas no projeto pedagógico Diálogo das Profissões, desenvolvido em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio, através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o momento da escolha profissional para muitos jovens brasileiros, ainda é caracterizado pelo sentimento de dúvida, insegurança e apreensão. As escolhas dos jovens são afetadas por uma combinação de fatores pessoais, do mundo do trabalho e da sociedade, e isso faz da escola, um espaço de formação integral, repleto de descobertas e autoconhecimento. Planejar o futuro, apostar no sonho, cuidar do presente, conhecer a si mesmo, são domínios atendentes das necessidades educacionais do século XXI. Nesta conjuntura, o projeto foi desenvolvido durante o 1º semestre do ano letivo vigente, nas turmas de 3º ano, apresentando aos estudantes concluintes, os cursos de graduação nas áreas das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas/Saúde, bem como, as oportunidades de trabalho nas diferentes profissões da atualidade. Profissionalismo e mercado de trabalho foram os eixos centrais socializados. Inicialmente o projeto desenvolveu-se em sala de aula, com atividades variadas, através de roda de conversa, debates, estudo de casos, análise de reportagens, pesquisas, produção de currículo e simulações comportamentais de entrevista de emprego. Posteriormente, realizou-se feiras de profissões para a comunidade escolar, e os estudantes propagaram os conhecimentos adquiridos para as demais turmas. A pedagogia da escuta e a aprendizagem significativa foram referências metodológicas das propostas aplicadas. Os resultados observados denotam para a emancipação do alunado na escolha profissional de maneira assertiva. A partir dos discursos, durante os encontros, foi possível perceber aspectos comportamentais de identificação e de reconhecimento. Espera-se que os conhecimentos experienciados facilitem o processo de decisão profissional pelos alunos, trazendo-lhes segurança, frente aos seus planejamentos para o futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID353_TB6839_10122023223233.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho relata experiências educativas vivenciadas no projeto pedagógico Diálogo das Profissões, desenvolvido em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio, através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o momento da escolha profissional para muitos jovens brasileiros, ainda é caracterizado pelo sentimento de dúvida, insegurança e apreensão. As escolhas dos jovens são afetadas por uma combinação de fatores pessoais, do mundo do trabalho e da sociedade, e isso faz da escola, um espaço de formação integral, repleto de descobertas e autoconhecimento. Planejar o futuro, apostar no sonho, cuidar do presente, conhecer a si mesmo, são domínios atendentes das necessidades educacionais do século XXI. Nesta conjuntura, o projeto foi desenvolvido durante o 1º semestre do ano letivo vigente, nas turmas de 3º ano, apresentando aos estudantes concluintes, os cursos de graduação nas áreas das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas/Saúde, bem como, as oportunidades de trabalho nas diferentes profissões da atualidade. Profissionalismo e mercado de trabalho foram os eixos centrais socializados. Inicialmente o projeto desenvolveu-se em sala de aula, com atividades variadas, através de roda de conversa, debates, estudo de casos, análise de reportagens, pesquisas, produção de currículo e simulações comportamentais de entrevista de emprego. Posteriormente, realizou-se feiras de profissões para a comunidade escolar, e os estudantes propagaram os conhecimentos adquiridos para as demais turmas. A pedagogia da escuta e a aprendizagem significativa foram referências metodológicas das propostas aplicadas. Os resultados observados denotam para a emancipação do alunado na escolha profissional de maneira assertiva. A partir dos discursos, durante os encontros, foi possível perceber aspectos comportamentais de identificação e de reconhecimento. Espera-se que os conhecimentos experienciados facilitem o processo de decisão profissional pelos alunos, trazendo-lhes segurança, frente aos seus planejamentos para o futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.