Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA RAIVA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99743
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6712
    "inscrito_id" => 14668
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA RAIVA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "A escola é um espaço fundamental para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento. Nesse meio, a educação emocional funciona como promotora das relações sociais e das capacidades de cooperação entre os estudantes, além de melhorar a qualidade de vida e o processo de ensino-aprendizagem, ao conduzir o equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos dos educandos. Dentre esses aspectos emocionais, tem-se a raiva que, conforme preconiza Buss e Perry, se refere ao componente afetivo que gera agressão. Considerando que esta é um entrave para a educação atual, buscar maneiras de reduzir a raiva nos anos iniciais do desenvolvimento infantil seria uma forma de prevenir futuras agressões. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento emocional, focada na redução da raiva, baseada na técnica afetivadiscursiva-comportamental formulada por Dutra, Galvão e Camino. Para tanto, a intervenção foi planejada para ser realizada com crianças do Ensino Fundamental I, com idades de 7 a 10 anos. De acordo com a técnica, a intervenção foi dividida para ser executada em 4 etapas: 1) aquecimento: teatro de fantoches mostrando como a raiva pode ser expressada em sala de aula; 2) dramatização: uso das técnicas psicodramáticas “câmera lenta” e “congelar”; 3) compartilhamento e discussão: roda de conversa com questões norteadoras acerca do que foi vivenciado; 4) comportamento pró-social: apresentação e distribuição do emocionômetro. Após esse delineamento, o modelo foi apresentado na disciplina Psicologia Escolar como possibilidade de aplicação no âmbito educacional. Os resultados evidenciaram que a intervenção segue os preceitos da técnica e pode fornecer subsídios para o trabalho em habilidades emocionais com escolares. Acredita-se que essa proposta pode fomentar a prevenção de práticas agressivas induzidas pela raiva, sendo assim, uma contribuição para tornar a escola um lugar harmônico e propulsor de condutas empáticas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14668_TB6712_10122023222128.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULYANE"
    "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99743
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6712
    "inscrito_id" => 14668
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA RAIVA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "A escola é um espaço fundamental para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento. Nesse meio, a educação emocional funciona como promotora das relações sociais e das capacidades de cooperação entre os estudantes, além de melhorar a qualidade de vida e o processo de ensino-aprendizagem, ao conduzir o equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos dos educandos. Dentre esses aspectos emocionais, tem-se a raiva que, conforme preconiza Buss e Perry, se refere ao componente afetivo que gera agressão. Considerando que esta é um entrave para a educação atual, buscar maneiras de reduzir a raiva nos anos iniciais do desenvolvimento infantil seria uma forma de prevenir futuras agressões. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento emocional, focada na redução da raiva, baseada na técnica afetivadiscursiva-comportamental formulada por Dutra, Galvão e Camino. Para tanto, a intervenção foi planejada para ser realizada com crianças do Ensino Fundamental I, com idades de 7 a 10 anos. De acordo com a técnica, a intervenção foi dividida para ser executada em 4 etapas: 1) aquecimento: teatro de fantoches mostrando como a raiva pode ser expressada em sala de aula; 2) dramatização: uso das técnicas psicodramáticas “câmera lenta” e “congelar”; 3) compartilhamento e discussão: roda de conversa com questões norteadoras acerca do que foi vivenciado; 4) comportamento pró-social: apresentação e distribuição do emocionômetro. Após esse delineamento, o modelo foi apresentado na disciplina Psicologia Escolar como possibilidade de aplicação no âmbito educacional. Os resultados evidenciaram que a intervenção segue os preceitos da técnica e pode fornecer subsídios para o trabalho em habilidades emocionais com escolares. Acredita-se que essa proposta pode fomentar a prevenção de práticas agressivas induzidas pela raiva, sendo assim, uma contribuição para tornar a escola um lugar harmônico e propulsor de condutas empáticas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14668_TB6712_10122023222128.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULYANE"
    "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A escola é um espaço fundamental para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento. Nesse meio, a educação emocional funciona como promotora das relações sociais e das capacidades de cooperação entre os estudantes, além de melhorar a qualidade de vida e o processo de ensino-aprendizagem, ao conduzir o equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos dos educandos. Dentre esses aspectos emocionais, tem-se a raiva que, conforme preconiza Buss e Perry, se refere ao componente afetivo que gera agressão. Considerando que esta é um entrave para a educação atual, buscar maneiras de reduzir a raiva nos anos iniciais do desenvolvimento infantil seria uma forma de prevenir futuras agressões. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento emocional, focada na redução da raiva, baseada na técnica afetivadiscursiva-comportamental formulada por Dutra, Galvão e Camino. Para tanto, a intervenção foi planejada para ser realizada com crianças do Ensino Fundamental I, com idades de 7 a 10 anos. De acordo com a técnica, a intervenção foi dividida para ser executada em 4 etapas: 1) aquecimento: teatro de fantoches mostrando como a raiva pode ser expressada em sala de aula; 2) dramatização: uso das técnicas psicodramáticas “câmera lenta” e “congelar”; 3) compartilhamento e discussão: roda de conversa com questões norteadoras acerca do que foi vivenciado; 4) comportamento pró-social: apresentação e distribuição do emocionômetro. Após esse delineamento, o modelo foi apresentado na disciplina Psicologia Escolar como possibilidade de aplicação no âmbito educacional. Os resultados evidenciaram que a intervenção segue os preceitos da técnica e pode fornecer subsídios para o trabalho em habilidades emocionais com escolares. Acredita-se que essa proposta pode fomentar a prevenção de práticas agressivas induzidas pela raiva, sendo assim, uma contribuição para tornar a escola um lugar harmônico e propulsor de condutas empáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.