REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: DESOBEDIÊNCIA AOS ASPECTOS CANÔNICOS DAS LINGUAGENS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98573 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5180 "inscrito_id" => 12957 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: DESOBEDIÊNCIA AOS ASPECTOS CANÔNICOS DAS LINGUAGENS" "resumo" => "O ato de educar nos translada não somente para a imagem da escola, mas para o mundo. A prática docente movimenta um espaço-tempo que integra alteridades desvalorizadas e atravessadas. Nesse viés, ancoradas em Skliar (2015), refletimos sobre permanecer naufragando em duas águas: nas águas contaminadas da pedagogia atual; nas águas de uma pedagogia que se move para a frente. Nesse raciocínio, com Skliar (2015), problematizamos: como falar sobre a educação, sobre a prática docente, sobre possibilidades outras do ofício docente se somente levarmos em consideração a educação em seu presente depressivo ou enquanto um futuro pré-construído? O que podemos fazer para além das insistências em diagnósticos que se dividem entre um passado incomovível e um presente inadiável? Nesse sentido, e em outros possíveis, a partir da nossa experiência docente com a educação básica, esta comunicação propõe promover uma discussão inerente à prática docente, deslindando possíveis diálogos com Deleuze e Guattari (2022), Larrosa (2019), Pessoa (2019), Sílvio Gallo (2002), Skliar (2015) e Veiga-Neto (2004). No intento de desobediência à linguagem, de uma ética a propósito das existências das alunas e dos alunos das escolas públicas, e municiadas na Filosofia Deleuziana, se pretende, com o debate, discutir possibilidades outras para o ofício docente, com desprendimento dos saberes tradicionais, subestimados, subalternizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12957_TB5180_04102023233946.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANNE SEVERO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANNE" "autor_email" => "daianne.severo@ifam.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98573 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5180 "inscrito_id" => 12957 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: DESOBEDIÊNCIA AOS ASPECTOS CANÔNICOS DAS LINGUAGENS" "resumo" => "O ato de educar nos translada não somente para a imagem da escola, mas para o mundo. A prática docente movimenta um espaço-tempo que integra alteridades desvalorizadas e atravessadas. Nesse viés, ancoradas em Skliar (2015), refletimos sobre permanecer naufragando em duas águas: nas águas contaminadas da pedagogia atual; nas águas de uma pedagogia que se move para a frente. Nesse raciocínio, com Skliar (2015), problematizamos: como falar sobre a educação, sobre a prática docente, sobre possibilidades outras do ofício docente se somente levarmos em consideração a educação em seu presente depressivo ou enquanto um futuro pré-construído? O que podemos fazer para além das insistências em diagnósticos que se dividem entre um passado incomovível e um presente inadiável? Nesse sentido, e em outros possíveis, a partir da nossa experiência docente com a educação básica, esta comunicação propõe promover uma discussão inerente à prática docente, deslindando possíveis diálogos com Deleuze e Guattari (2022), Larrosa (2019), Pessoa (2019), Sílvio Gallo (2002), Skliar (2015) e Veiga-Neto (2004). No intento de desobediência à linguagem, de uma ética a propósito das existências das alunas e dos alunos das escolas públicas, e municiadas na Filosofia Deleuziana, se pretende, com o debate, discutir possibilidades outras para o ofício docente, com desprendimento dos saberes tradicionais, subestimados, subalternizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12957_TB5180_04102023233946.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANNE SEVERO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANNE" "autor_email" => "daianne.severo@ifam.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }