Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRUPO DE ESTUDOS: ''VIVENCIANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS'', UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A INCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99724
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6684
    "inscrito_id" => 21541
    "titulo" => "GRUPO DE ESTUDOS: ''VIVENCIANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS'', UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A INCLUSÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre as experiências do Grupo de Estudo “Vivenciando Práticas Inclusivas’’, o qual faz parte das ações de pesquisa do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e de Desenvolvimento Humano (LDH), situados no Campus da Universidade Federal de Viçosa- UFV. O grupo de Estudos tem como propósito fomentar a reflexão, agregar novos conhecimentos e compartilhar as vivências inclusivas dentro dos espaços educacionais, que visa a valorização do cuidar e do educar das crianças. Para isso, são feitos encontros presenciais em rodas de conversas com os professores, coordenadoras, monitores e as famílias das crianças atendidas pelos laboratórios com diferentes suportes para a sua realização, desde profissionais especializados sobre o assunto em pauta, a livros e/ou artigos científicos que contribuem para a construção de conhecimento, quinzenalmente, com duração média de 2 horas. Vale destacar que, no ano de 2022, o grupo de estudos passou a pautar a inclusão de forma mais ampla refletindo sobre vários aspectos que envolvem as crianças e as impedem de viver uma infância digna, tais como, a inclusão das crianças nas cidades, as questões socioculturais, étnico-raciais, socioeconômicas, dentre outras. Os encontros do Grupo de Estudos “Vivenciando Práticas Inclusivas” têm permitido um percurso de extensa reflexão de todos os envolvidos sobre as suas práticas pedagógicas. Além de proporcionar trocas de experiências e saberes, tem contribuído teoricamente na atuação dos monitores do Programa de Inclusão e professores dos Laboratórios nos seus processos de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582f99a3e115_20122023112634.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 11:26:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE LOURDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE"
    "autor_email" => "clarice.lourdes@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99724
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6684
    "inscrito_id" => 21541
    "titulo" => "GRUPO DE ESTUDOS: ''VIVENCIANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS'', UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A INCLUSÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre as experiências do Grupo de Estudo “Vivenciando Práticas Inclusivas’’, o qual faz parte das ações de pesquisa do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e de Desenvolvimento Humano (LDH), situados no Campus da Universidade Federal de Viçosa- UFV. O grupo de Estudos tem como propósito fomentar a reflexão, agregar novos conhecimentos e compartilhar as vivências inclusivas dentro dos espaços educacionais, que visa a valorização do cuidar e do educar das crianças. Para isso, são feitos encontros presenciais em rodas de conversas com os professores, coordenadoras, monitores e as famílias das crianças atendidas pelos laboratórios com diferentes suportes para a sua realização, desde profissionais especializados sobre o assunto em pauta, a livros e/ou artigos científicos que contribuem para a construção de conhecimento, quinzenalmente, com duração média de 2 horas. Vale destacar que, no ano de 2022, o grupo de estudos passou a pautar a inclusão de forma mais ampla refletindo sobre vários aspectos que envolvem as crianças e as impedem de viver uma infância digna, tais como, a inclusão das crianças nas cidades, as questões socioculturais, étnico-raciais, socioeconômicas, dentre outras. Os encontros do Grupo de Estudos “Vivenciando Práticas Inclusivas” têm permitido um percurso de extensa reflexão de todos os envolvidos sobre as suas práticas pedagógicas. Além de proporcionar trocas de experiências e saberes, tem contribuído teoricamente na atuação dos monitores do Programa de Inclusão e professores dos Laboratórios nos seus processos de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582f99a3e115_20122023112634.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 11:26:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE LOURDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE"
    "autor_email" => "clarice.lourdes@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre as experiências do Grupo de Estudo “Vivenciando Práticas Inclusivas’’, o qual faz parte das ações de pesquisa do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e de Desenvolvimento Humano (LDH), situados no Campus da Universidade Federal de Viçosa- UFV. O grupo de Estudos tem como propósito fomentar a reflexão, agregar novos conhecimentos e compartilhar as vivências inclusivas dentro dos espaços educacionais, que visa a valorização do cuidar e do educar das crianças. Para isso, são feitos encontros presenciais em rodas de conversas com os professores, coordenadoras, monitores e as famílias das crianças atendidas pelos laboratórios com diferentes suportes para a sua realização, desde profissionais especializados sobre o assunto em pauta, a livros e/ou artigos científicos que contribuem para a construção de conhecimento, quinzenalmente, com duração média de 2 horas. Vale destacar que, no ano de 2022, o grupo de estudos passou a pautar a inclusão de forma mais ampla refletindo sobre vários aspectos que envolvem as crianças e as impedem de viver uma infância digna, tais como, a inclusão das crianças nas cidades, as questões socioculturais, étnico-raciais, socioeconômicas, dentre outras. Os encontros do Grupo de Estudos “Vivenciando Práticas Inclusivas” têm permitido um percurso de extensa reflexão de todos os envolvidos sobre as suas práticas pedagógicas. Além de proporcionar trocas de experiências e saberes, tem contribuído teoricamente na atuação dos monitores do Programa de Inclusão e professores dos Laboratórios nos seus processos de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.