Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PODCAST COMO ATIVIDADE ALTERNATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: EXPLORANDO SUA VIABILIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MONITORIA ACADÊMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97931
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4372
    "inscrito_id" => 12800
    "titulo" => "O PAPEL DO PODCAST COMO ATIVIDADE ALTERNATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: EXPLORANDO SUA VIABILIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MONITORIA ACADÊMICA"
    "resumo" => "Durante o período pandêmico da Covid-19, de 2019 a 2023, foi necessária uma mudança significativa no modo que nos relacionamos com nossos pares, assim afetando diretamente a forma como nos comunicamos e mantemos nossos envolvimentos nas atividades sociais. Foi nesse contexto que vivenciamos a monitoria na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências e Biologia que iniciou no final de 2021 e finalizou no início de 2022. Com a observação das aulas foi verificado dificuldades na interação dos estudantes em momentos de dialogar e expor suas ideias sobre os textos solicitados pela professora da disciplina. Nesse sentido, monitores e professora decidiram implementar o PodCast como estratégia para facilitar a exposição de ideias dos discentes. Neste sentido, o presente trabalho buscou explorar a utilização do PodCast como uma atividade alternativa para os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas que iniciaram o curso superior no início da pandemia. O PodCast desempenha um papel pedagógico importante, pois oferece uma abordagem acessível, envolvente e diversificada para a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e comunicativas. O PodCast foi proposto acerca do tema: Os desafios no Ensino de Ciências e Biologia, seguindo as seguintes etapas: Desenvolvimento do roteiro base, definir um programa e gravar. No início do segundo semestre de 2022 por meio de questionário fizemos um levantamento de dados sobre a atividade, sendo eles: Idade, intimidade com tecnologia, equipamentos de gravação e conhecimento das plataformas. Os resultados demonstraram que o PodCast auxiliou os estudantes no desenvolvimento argumentativo sobre os textos. Entretanto, apesar de ser uma alternativa com vantagens, vale ressaltar que podem haver dificuldades no manuseio das tecnologias, e afetando assim diretamente na execução da atividade. A monitoria foi um fator importante na execução da atividade, tornando a participação dos discentes mais enriquecedora e garantindo uma adesão maior na finalização do PodCast."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12800_TB4372_07112023042419.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL INÁCIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Ismael Inácio"
    "autor_email" => "ismael.santoos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97931
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4372
    "inscrito_id" => 12800
    "titulo" => "O PAPEL DO PODCAST COMO ATIVIDADE ALTERNATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: EXPLORANDO SUA VIABILIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MONITORIA ACADÊMICA"
    "resumo" => "Durante o período pandêmico da Covid-19, de 2019 a 2023, foi necessária uma mudança significativa no modo que nos relacionamos com nossos pares, assim afetando diretamente a forma como nos comunicamos e mantemos nossos envolvimentos nas atividades sociais. Foi nesse contexto que vivenciamos a monitoria na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências e Biologia que iniciou no final de 2021 e finalizou no início de 2022. Com a observação das aulas foi verificado dificuldades na interação dos estudantes em momentos de dialogar e expor suas ideias sobre os textos solicitados pela professora da disciplina. Nesse sentido, monitores e professora decidiram implementar o PodCast como estratégia para facilitar a exposição de ideias dos discentes. Neste sentido, o presente trabalho buscou explorar a utilização do PodCast como uma atividade alternativa para os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas que iniciaram o curso superior no início da pandemia. O PodCast desempenha um papel pedagógico importante, pois oferece uma abordagem acessível, envolvente e diversificada para a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e comunicativas. O PodCast foi proposto acerca do tema: Os desafios no Ensino de Ciências e Biologia, seguindo as seguintes etapas: Desenvolvimento do roteiro base, definir um programa e gravar. No início do segundo semestre de 2022 por meio de questionário fizemos um levantamento de dados sobre a atividade, sendo eles: Idade, intimidade com tecnologia, equipamentos de gravação e conhecimento das plataformas. Os resultados demonstraram que o PodCast auxiliou os estudantes no desenvolvimento argumentativo sobre os textos. Entretanto, apesar de ser uma alternativa com vantagens, vale ressaltar que podem haver dificuldades no manuseio das tecnologias, e afetando assim diretamente na execução da atividade. A monitoria foi um fator importante na execução da atividade, tornando a participação dos discentes mais enriquecedora e garantindo uma adesão maior na finalização do PodCast."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12800_TB4372_07112023042419.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL INÁCIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Ismael Inácio"
    "autor_email" => "ismael.santoos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Durante o período pandêmico da Covid-19, de 2019 a 2023, foi necessária uma mudança significativa no modo que nos relacionamos com nossos pares, assim afetando diretamente a forma como nos comunicamos e mantemos nossos envolvimentos nas atividades sociais. Foi nesse contexto que vivenciamos a monitoria na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências e Biologia que iniciou no final de 2021 e finalizou no início de 2022. Com a observação das aulas foi verificado dificuldades na interação dos estudantes em momentos de dialogar e expor suas ideias sobre os textos solicitados pela professora da disciplina. Nesse sentido, monitores e professora decidiram implementar o PodCast como estratégia para facilitar a exposição de ideias dos discentes. Neste sentido, o presente trabalho buscou explorar a utilização do PodCast como uma atividade alternativa para os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas que iniciaram o curso superior no início da pandemia. O PodCast desempenha um papel pedagógico importante, pois oferece uma abordagem acessível, envolvente e diversificada para a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e comunicativas. O PodCast foi proposto acerca do tema: Os desafios no Ensino de Ciências e Biologia, seguindo as seguintes etapas: Desenvolvimento do roteiro base, definir um programa e gravar. No início do segundo semestre de 2022 por meio de questionário fizemos um levantamento de dados sobre a atividade, sendo eles: Idade, intimidade com tecnologia, equipamentos de gravação e conhecimento das plataformas. Os resultados demonstraram que o PodCast auxiliou os estudantes no desenvolvimento argumentativo sobre os textos. Entretanto, apesar de ser uma alternativa com vantagens, vale ressaltar que podem haver dificuldades no manuseio das tecnologias, e afetando assim diretamente na execução da atividade. A monitoria foi um fator importante na execução da atividade, tornando a participação dos discentes mais enriquecedora e garantindo uma adesão maior na finalização do PodCast.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.