Durante o período pandêmico da Covid-19, de 2019 a 2023, foi necessária uma mudança significativa no modo que nos relacionamos com nossos pares, assim afetando diretamente a forma como nos comunicamos e mantemos nossos envolvimentos nas atividades sociais. Foi nesse contexto que vivenciamos a monitoria na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências e Biologia que iniciou no final de 2021 e finalizou no início de 2022. Com a observação das aulas foi verificado dificuldades na interação dos estudantes em momentos de dialogar e expor suas ideias sobre os textos solicitados pela professora da disciplina. Nesse sentido, monitores e professora decidiram implementar o PodCast como estratégia para facilitar a exposição de ideias dos discentes. Neste sentido, o presente trabalho buscou explorar a utilização do PodCast como uma atividade alternativa para os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas que iniciaram o curso superior no início da pandemia. O PodCast desempenha um papel pedagógico importante, pois oferece uma abordagem acessível, envolvente e diversificada para a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e comunicativas. O PodCast foi proposto acerca do tema: Os desafios no Ensino de Ciências e Biologia, seguindo as seguintes etapas: Desenvolvimento do roteiro base, definir um programa e gravar. No início do segundo semestre de 2022 por meio de questionário fizemos um levantamento de dados sobre a atividade, sendo eles: Idade, intimidade com tecnologia, equipamentos de gravação e conhecimento das plataformas. Os resultados demonstraram que o PodCast auxiliou os estudantes no desenvolvimento argumentativo sobre os textos. Entretanto, apesar de ser uma alternativa com vantagens, vale ressaltar que podem haver dificuldades no manuseio das tecnologias, e afetando assim diretamente na execução da atividade. A monitoria foi um fator importante na execução da atividade, tornando a participação dos discentes mais enriquecedora e garantindo uma adesão maior na finalização do PodCast.