O uso de atividades interativas em aulas bilíngue (português-inglês) com crianças do ensino fundamental I, numa escola regular, é o objeto de estudo apresentado neste relato de experiência. Destaca-se o modo como as atividades interativas possibilitam direcionamentos para os processos de ensino e aprendizagem das crianças, através da compreensão do papel fundamental dessas tarefas no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados cinco encontros na escola, utilizando uma música natalina na língua inglesa para, posteriormente, uma apresentação coletiva na escola, no período entre novembro e dezembro de 2022. Nessa perspectiva, observou-se a mudança na interação das crianças quanto à participação nas aulas, com a utilização de ferramentas como música e dança. Nestas atividades as crianças participavam da proposta, interagindo uns com os outros no encaminhamento da exposição das aulas em sala, atentos à exposição das músicas e dos passos para a organização da apresentação. Há que se destacar o caráter lúdico da proposta, com objetivos claros, que envolveram as crianças, especialmente, quando conseguiram se expressar em outro idioma através da música. Nesse sentido, observa-se a importância de agregar novas formas e ferramentas que, além de favorecerem o processo de ensino e aprendizagem, contribuem para o desenvolvimento das crianças com uma nova visão de mundo e, assim, tornam-se sujeitos críticos quanto à sua centralidade na vivência escolar. Das análises depreendidas dessa experiência, compreende-se a necessidade de conhecer a realidade dos alunos para inserir novas ações pedagógicas que sejam facilitadoras da compreensão dos objetivos das aprendizagens em sala de aula. Ressalta-se que, para as atividades bilíngue (português-inglês), o universo musical e lúdico ampliou o universo dos alunos, pela interação com a proposta e os resultados obtidos.