PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS, MODELOS DIDÁTICOS E PROTÓTIPOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99044 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5796 "inscrito_id" => 19861 "titulo" => "PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS, MODELOS DIDÁTICOS E PROTÓTIPOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho, buscamos identificar e mapear os pressupostos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, tendo como ponto de partida a proposta de construção e/ou adaptação de jogos, modelos didáticos e protótipos no contexto do ensino de ciências e biologia para a educação básica e ensino superior. Uma vez que, Piaget considera como objetivo central da sua teoria, portanto, a necessidade de estudar a gênese dos processos mentais que são construídos ao longo da vida do indivíduo, sendo o conhecimento resultado das interações entre o sujeito e o objeto. As discussões sobre o ensino de ciências e biologia, e a formação de professores à luz dos pressupostos da Teoria Piagetiana apontam para uma importante lacuna no que tange à produção científica (artigos/publicação) e à investigação dessa teoria com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de ciências e biologia, que contemplem a prática docente a partir dos pressupostos piagetianos. Este estudo é de natureza “qualitativa”. O processo de construção e/ou adaptação de jogos, modelos didáticos e protótipos permitem a possibilidade de reflexão das ações desenvolvidas à luz da teoria piagetiana, tendo em vista, a compreensão dos conceitos basilares da teoria como: organização, autonomia e cooperação. Outrossim, na teoria piagetiana existe uma continuidade funcional e uma descontinuidade estrutural, que implica a ruptura e, continuidade funcional a abstração reflexionante, cujos processos são o reflexionamento (assimilação) e reflexão (adaptação). Todavia, esse processo é lento e laborioso, onde o sujeito precisa superar as resistências. A abstração reflexionante, como fonte de inovação e torna-se responsável pela ruptura entre conhecimento comum e conhecimento científico. Como desenvolver essa estratégia de modo efetivo? Este é o desafio imbricados neste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19861_TB5796_11092023230234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA" "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99044 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5796 "inscrito_id" => 19861 "titulo" => "PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS, MODELOS DIDÁTICOS E PROTÓTIPOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho, buscamos identificar e mapear os pressupostos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, tendo como ponto de partida a proposta de construção e/ou adaptação de jogos, modelos didáticos e protótipos no contexto do ensino de ciências e biologia para a educação básica e ensino superior. Uma vez que, Piaget considera como objetivo central da sua teoria, portanto, a necessidade de estudar a gênese dos processos mentais que são construídos ao longo da vida do indivíduo, sendo o conhecimento resultado das interações entre o sujeito e o objeto. As discussões sobre o ensino de ciências e biologia, e a formação de professores à luz dos pressupostos da Teoria Piagetiana apontam para uma importante lacuna no que tange à produção científica (artigos/publicação) e à investigação dessa teoria com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de ciências e biologia, que contemplem a prática docente a partir dos pressupostos piagetianos. Este estudo é de natureza “qualitativa”. O processo de construção e/ou adaptação de jogos, modelos didáticos e protótipos permitem a possibilidade de reflexão das ações desenvolvidas à luz da teoria piagetiana, tendo em vista, a compreensão dos conceitos basilares da teoria como: organização, autonomia e cooperação. Outrossim, na teoria piagetiana existe uma continuidade funcional e uma descontinuidade estrutural, que implica a ruptura e, continuidade funcional a abstração reflexionante, cujos processos são o reflexionamento (assimilação) e reflexão (adaptação). Todavia, esse processo é lento e laborioso, onde o sujeito precisa superar as resistências. A abstração reflexionante, como fonte de inovação e torna-se responsável pela ruptura entre conhecimento comum e conhecimento científico. Como desenvolver essa estratégia de modo efetivo? Este é o desafio imbricados neste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19861_TB5796_11092023230234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA" "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }