Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A ESCOLA E O MUSEU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO ESPAÇO CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99716
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6675
    "inscrito_id" => 18081
    "titulo" => "ENTRE A ESCOLA E O MUSEU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO ESPAÇO CIÊNCIA"
    "resumo" => "A História é a ciência que estuda os seres humanos no tempo e que permite a compreensão do passado e o uso estratégico para instrumentalizar o presente e orientar o futuro. Apesar disso e de sua evidente importância, ela é um campo repleto de desafios e, entre eles, está a sua exclusão do patamar das ciências, o que contribui para sua desvalorização e deslegitimação. Todavia, sendo já amplamente aceito entre historiadoras e historiadores o caráter científico da História, surge a necessidade de trabalhar tal consciência na sociedade e a educação é um caminho imprescindível para tal. Partindo dessa instigação, no ano de 2022 foi desenvolvida no Espaço Ciência, museu interativo localizado em Olinda, em Pernambuco, uma oficina que buscou entrelaçar a educação escolar e a educação museal, veículos da educação formal e não-formal, a fim de ensinar História de forma lúdica, didática e acessível. A ação consistiu em um jogo investigativo que tinha como objetivo proporcionar aos estudantes participantes, a partir de uma simulação, a experiência de trabalharem com documentos históricos para melhor compreenderem o que é História, sua importância e como ela é construída. Cabe salientar que a dinâmica teve como principal referencial teórico-metodológico, a pedagogia freireana e a concepção que ela propõe do educando como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tendo como princípio basilar a compreensão de que a aplicação de uma atividade didática é um campo de pesquisa, os resultados apontam que persiste na sociedade a ideia de que a História não é uma área científica e que parte disso se dá pelo desconhecimento social do modo como trabalham os historiadores e as historiadoras. Desse modo, a conexão entre os museus interativos e o espaço escolar é um caminho para publicizar tais conhecimentos e construir novos olhares para a História, contribuindo para sua valorização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6586c6f59c310_23122023083933.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-23 08:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GABRIELA VASCONCELOS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "Ana Gabriela Va"
    "autor_email" => "gabi23vasconcelos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99716
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6675
    "inscrito_id" => 18081
    "titulo" => "ENTRE A ESCOLA E O MUSEU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO ESPAÇO CIÊNCIA"
    "resumo" => "A História é a ciência que estuda os seres humanos no tempo e que permite a compreensão do passado e o uso estratégico para instrumentalizar o presente e orientar o futuro. Apesar disso e de sua evidente importância, ela é um campo repleto de desafios e, entre eles, está a sua exclusão do patamar das ciências, o que contribui para sua desvalorização e deslegitimação. Todavia, sendo já amplamente aceito entre historiadoras e historiadores o caráter científico da História, surge a necessidade de trabalhar tal consciência na sociedade e a educação é um caminho imprescindível para tal. Partindo dessa instigação, no ano de 2022 foi desenvolvida no Espaço Ciência, museu interativo localizado em Olinda, em Pernambuco, uma oficina que buscou entrelaçar a educação escolar e a educação museal, veículos da educação formal e não-formal, a fim de ensinar História de forma lúdica, didática e acessível. A ação consistiu em um jogo investigativo que tinha como objetivo proporcionar aos estudantes participantes, a partir de uma simulação, a experiência de trabalharem com documentos históricos para melhor compreenderem o que é História, sua importância e como ela é construída. Cabe salientar que a dinâmica teve como principal referencial teórico-metodológico, a pedagogia freireana e a concepção que ela propõe do educando como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tendo como princípio basilar a compreensão de que a aplicação de uma atividade didática é um campo de pesquisa, os resultados apontam que persiste na sociedade a ideia de que a História não é uma área científica e que parte disso se dá pelo desconhecimento social do modo como trabalham os historiadores e as historiadoras. Desse modo, a conexão entre os museus interativos e o espaço escolar é um caminho para publicizar tais conhecimentos e construir novos olhares para a História, contribuindo para sua valorização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6586c6f59c310_23122023083933.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-23 08:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GABRIELA VASCONCELOS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "Ana Gabriela Va"
    "autor_email" => "gabi23vasconcelos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A História é a ciência que estuda os seres humanos no tempo e que permite a compreensão do passado e o uso estratégico para instrumentalizar o presente e orientar o futuro. Apesar disso e de sua evidente importância, ela é um campo repleto de desafios e, entre eles, está a sua exclusão do patamar das ciências, o que contribui para sua desvalorização e deslegitimação. Todavia, sendo já amplamente aceito entre historiadoras e historiadores o caráter científico da História, surge a necessidade de trabalhar tal consciência na sociedade e a educação é um caminho imprescindível para tal. Partindo dessa instigação, no ano de 2022 foi desenvolvida no Espaço Ciência, museu interativo localizado em Olinda, em Pernambuco, uma oficina que buscou entrelaçar a educação escolar e a educação museal, veículos da educação formal e não-formal, a fim de ensinar História de forma lúdica, didática e acessível. A ação consistiu em um jogo investigativo que tinha como objetivo proporcionar aos estudantes participantes, a partir de uma simulação, a experiência de trabalharem com documentos históricos para melhor compreenderem o que é História, sua importância e como ela é construída. Cabe salientar que a dinâmica teve como principal referencial teórico-metodológico, a pedagogia freireana e a concepção que ela propõe do educando como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tendo como princípio basilar a compreensão de que a aplicação de uma atividade didática é um campo de pesquisa, os resultados apontam que persiste na sociedade a ideia de que a História não é uma área científica e que parte disso se dá pelo desconhecimento social do modo como trabalham os historiadores e as historiadoras. Desse modo, a conexão entre os museus interativos e o espaço escolar é um caminho para publicizar tais conhecimentos e construir novos olhares para a História, contribuindo para sua valorização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.