Este artigo busca fazer uma análise a respeito da história da educação escolar quilombola no âmbito da escola Professor Luiz Alberto de melo, localizada na comunidade remanescente de quilombo Pau d’Arco, situada no Município de Arapiraca, no agreste alagoano, por meio das ações desenvolvidas no projeto Construindo a Identidade Afrodescendente, ação cultural que é foco desta pesquisa. Assim, aqui foi feita uma análise dele no recorte temporal entre os anos 2004 e 2019. O projeto teve início no ano de 2005 através da iniciativa da escola, tendo sido fortalecido após a certificação da Vila Pau d’Arco como comunidade remanescente de quilombo, totalizando duas com esse título no Município. Metodologicamente, utilizamos uma abordagem etnográfica, através de uma observação participante e utilização de entrevistas com questionários semiestruturados. Inúmeras idas a campo foram realizadas, sobretudo através da presença do pesquisador na Escola como estagiário curricular supervisionado de docência na disciplina de História, bem como as entrevistas realizadas com professores, alunos e outros habitantes da comunidade, principalmente componentes do referido Projeto. Através dos dados coletados com as entrevistas e a observação, foram identificados os aspectos que favoreceram sua elaboração, implantação e evolução, bem como o alcance de resultados positivos no fortalecimento da identidade negra naquela comunidade. Foi concluído que o Projeto, no período aqui abordado, influenciou positivamente na realidade de muitas pessoas, sobretudo os jovens estudantes da Escola Luiz Alberto. É notório que isso gerou o fortalecimento da identidade negra, primeiramente, e a identidade negro-quilombola, após a titulação, em 2007. O Projeto fortaleceu a identidade do povo de Pau d’Arco porque elevou sua autoestima frente à rotina de preconceito étnico-racial historicamente sofrida pelo povo da comunidade.