Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO MUSICAL RAP COMO FERRAMENTA DE LUTA ANTIRRACISTA DENTRO DAS SALAS DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100463
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7681
    "inscrito_id" => 9126
    "titulo" => "O GÊNERO MUSICAL RAP COMO FERRAMENTA DE LUTA ANTIRRACISTA DENTRO DAS SALAS DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente artigo busca apresentar o potencial da utilização do gênero musical rap como ferramenta didática no ensino da geografia na educação básica correlacionando os conteúdos do currículo com o contexto social e cultural, além de explorar as discussões do estudo do currículo antirracista dentro das instituições de ensino apresentando métodos, desafios e possibilidades do uso de tal ferramenta na discussão e ensino antirracista nas escolas. Também como forma de denúncia e informação, transformando o alcance dos debates sobre raça, racismo, desigualdades e violências de Estado no contexto nacional, sabendo que hip hop ou rap tem consigo um DNA contestador, seja em sua proposta estética e/ou organizacional. A arte do Movimento Rap possibilita aos jovens a valorização da periferia, informação, conhecimento e substituição da violência pela força das ideias e das palavras. Utilizando como método de pesquisa e discussão o levantamento bibliográfico acerca do uso do rap no ensino da geografia destacando assim como escritas acerca de educação, didática, currículo, cultura e lutas antirracistas, destacando-se Mello (2010), Freire (1968), Young (2014) entre outros, mas também explorando recursos audiovisuais dentro da esfera musical do gênero mencionado, tendo como estudando acerca de grupos de rap, além de análise de obras e composições sobretudo do Racionais e Emicida, assim como análise de documentários e livros que abordam o contexto cultural deste gênero musical. Dessa forma, essa intervenção tem relevância por explorar as possibilidades da presença na escola abrindo espaço para projetos que são desenvolvidos fora do ambiente escolar possam ser realizados dentro dela, fomentando uma comunicação entre as atividades cotidianas de nossos alunos e a produção de conhecimento na escola, além de contribuir com o debate sobre culturas e gêneros musicais marginalizados no contexto escolar, bem como a relação com os espaço social dos educandos e colaboração no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9126_TB7681_04102023151225.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE BRITO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Henrique"
    "autor_email" => "carlos.henrique.brito61@a"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100463
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7681
    "inscrito_id" => 9126
    "titulo" => "O GÊNERO MUSICAL RAP COMO FERRAMENTA DE LUTA ANTIRRACISTA DENTRO DAS SALAS DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente artigo busca apresentar o potencial da utilização do gênero musical rap como ferramenta didática no ensino da geografia na educação básica correlacionando os conteúdos do currículo com o contexto social e cultural, além de explorar as discussões do estudo do currículo antirracista dentro das instituições de ensino apresentando métodos, desafios e possibilidades do uso de tal ferramenta na discussão e ensino antirracista nas escolas. Também como forma de denúncia e informação, transformando o alcance dos debates sobre raça, racismo, desigualdades e violências de Estado no contexto nacional, sabendo que hip hop ou rap tem consigo um DNA contestador, seja em sua proposta estética e/ou organizacional. A arte do Movimento Rap possibilita aos jovens a valorização da periferia, informação, conhecimento e substituição da violência pela força das ideias e das palavras. Utilizando como método de pesquisa e discussão o levantamento bibliográfico acerca do uso do rap no ensino da geografia destacando assim como escritas acerca de educação, didática, currículo, cultura e lutas antirracistas, destacando-se Mello (2010), Freire (1968), Young (2014) entre outros, mas também explorando recursos audiovisuais dentro da esfera musical do gênero mencionado, tendo como estudando acerca de grupos de rap, além de análise de obras e composições sobretudo do Racionais e Emicida, assim como análise de documentários e livros que abordam o contexto cultural deste gênero musical. Dessa forma, essa intervenção tem relevância por explorar as possibilidades da presença na escola abrindo espaço para projetos que são desenvolvidos fora do ambiente escolar possam ser realizados dentro dela, fomentando uma comunicação entre as atividades cotidianas de nossos alunos e a produção de conhecimento na escola, além de contribuir com o debate sobre culturas e gêneros musicais marginalizados no contexto escolar, bem como a relação com os espaço social dos educandos e colaboração no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9126_TB7681_04102023151225.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE BRITO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Henrique"
    "autor_email" => "carlos.henrique.brito61@a"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo busca apresentar o potencial da utilização do gênero musical rap como ferramenta didática no ensino da geografia na educação básica correlacionando os conteúdos do currículo com o contexto social e cultural, além de explorar as discussões do estudo do currículo antirracista dentro das instituições de ensino apresentando métodos, desafios e possibilidades do uso de tal ferramenta na discussão e ensino antirracista nas escolas. Também como forma de denúncia e informação, transformando o alcance dos debates sobre raça, racismo, desigualdades e violências de Estado no contexto nacional, sabendo que hip hop ou rap tem consigo um DNA contestador, seja em sua proposta estética e/ou organizacional. A arte do Movimento Rap possibilita aos jovens a valorização da periferia, informação, conhecimento e substituição da violência pela força das ideias e das palavras. Utilizando como método de pesquisa e discussão o levantamento bibliográfico acerca do uso do rap no ensino da geografia destacando assim como escritas acerca de educação, didática, currículo, cultura e lutas antirracistas, destacando-se Mello (2010), Freire (1968), Young (2014) entre outros, mas também explorando recursos audiovisuais dentro da esfera musical do gênero mencionado, tendo como estudando acerca de grupos de rap, além de análise de obras e composições sobretudo do Racionais e Emicida, assim como análise de documentários e livros que abordam o contexto cultural deste gênero musical. Dessa forma, essa intervenção tem relevância por explorar as possibilidades da presença na escola abrindo espaço para projetos que são desenvolvidos fora do ambiente escolar possam ser realizados dentro dela, fomentando uma comunicação entre as atividades cotidianas de nossos alunos e a produção de conhecimento na escola, além de contribuir com o debate sobre culturas e gêneros musicais marginalizados no contexto escolar, bem como a relação com os espaço social dos educandos e colaboração no processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.