Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO ACADÊMICA NA UFRPE A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS VINCULADAS AO PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO ACADÊMICO (BIA)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), financiado pela undação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), para a formação dos bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O programa tem duração de seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período, e destina-se a discentes oriundos de escolas públicas que estejam cursando os primeiros períodos da graduação. Esta pesquisa baseou-se em depoimentos de estudantes beneficiados pelo programa e em dados fornecidos pela Coordenação do BIA na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). Os resultados demonstraram que os conhecimentos e habilidades adquiridas pelos acadêmicos contribuíram de maneira significativa para o seu desenvolvimento durante a graduação, assim como para sua formação profissional e pessoal. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a produção de peças de comunicação, organização de eventos em diferentes níveis de abrangência (institucional a estadual), participação em seminários e congressos, reuniões de orientação e diálogo, entre outras. Apesar de alguns bolsistas apresentarem imaturidade acadêmica e fragilidades escolares, o Programa desempenhou um papel importante na permanência dos graduandos no ambiente universitário, contribuindo tanto para sua integração na universidade, quanto no fortalecimento de relações entre estudantes e profissionais com diferentes formações e experiências. Em conclusão, através de atividades de extensão universitária, os acadêmicos beneficiados puderam adquirir experiências e aptidões adicionais, partindo para uma perspectiva interdisciplinar e dialógica de construção do conhecimento, fortalecendo sua trajetória na graduação e preparando-se para desafios futuros. Observou-se seu ingresso posterior em outros programas da instituição, como a iniciação científica, monitoria de disciplinas e participação em outros projetos. Essa iniciativa desempenhou um papel crucial na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades para estudantes, por esse motivo tem-se a perspectiva de fortalecimento do Programa e ampliação do seu público alvo.

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