INTRODUÇÃO: A utilização de animações em 3D no contexto educacional tem se revelado um valioso recurso para simplificar a compreensão de conceitos complexos e despertar o interesse de estudantes da educação básica. Elas oferecem uma representação visual mais autêntica e interativa, permitindo que os estudantes observem fenômenos abstratos de forma mais tangível, sobretudo, na área da Genética. OBJETIVOS: Esclarecer, por meio de uma revisão da literatura, a importância do uso de animações 3D como recurso didático para o ensino do processo de divisão celular, buscando entender seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 01 de maio a 06 de junho de 2023, por meio das bases de dados: Periódicos Capes, ATTENA UFPE e Google Scholar. As etapas foram conduzidas da seguinte maneira: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. RESULTADO: O estudo dos processos de divisão celular abrange a compreensão de conceitos complexos, envolvendo os eventos de mitose e meiose da célula, o que pode ser desafiador para os estudantes devido aos termos abstratos envolvidos. Isso muitas vezes leva à angústia e falta de motivação. Consequentemente, é comum que os estudantes recordem de ambos os processos como uma sequência de representações visuais com distintas configurações cromossômicas. Assim, foi visto que as animações tridimensionais proporcionam uma representação visual mais realista e detalhada dos conceitos e fenômenos abordados, permitindo que os alunos visualizem e compreendam de forma mais simples e concreta processos complexos. CONCLUSÃO: O uso de animações em 3D mostrou-se uma alternativa eficaz no ensino do processo de divisão celular ao oferecer uma representação visual imersiva, permitindo que os estudantes observem e explorem o tema de maneira simples, analisando diferentes perspectivas e superando dificuldades atreladas a subjetividade de determinados termos.