Na escola é onde ocorre além da formação de conhecimentos, dos valores e padrões de comportamentos, os primeiros contatos com professores e colegas, em um cenário diverso onde a diversidade da condição humana deve ser respeitada. O respeito ao desenvolvimento da criança com deficiência depende fundamentalmente do enriquecimento afetivo e estrutural do ambiente no qual ela está inserida, bem como do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Partindo dessa premissa, a presença de um tutor/cuidador que intervenha e auxilie de forma adequada o processo inclusivo e de aprendizagem é de fundamental importância. Diante da dimensão da discussão da educação especial inclusiva e o papel do tutor/cuidador, este texto, resultado de pesquisa no Programa de Iniciação Científica objetiva analisar o papel deste profissional frente aos alunos com deficiências, discorrendo sobre as adversidades enfrentadas na inclusão e na aprendizagem escolar. Os participantes do estudo são: uma professora e um tutor/cuidador de crianças com deficiência investigados por meio de entrevista oral semiestruturada e tem como locus de pesquisa, uma escola municipal de Humaitá-AM. Os resultados indicam que o papel do tutor/cuidador é de grande importância para o processo de aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência, expressivos são também os desafios enfrentados. Para o professor, o auxílio de um cuidador possibilita amenizar os desafios enfrentados cotidianamente, incluir e atender com mais qualidade garantindo direitos. Tendo em vista que este profissional tem papel importante na inclusão, torna-se basilar rever a formação dos cuidadores, uma vez que a grande maioria não sabe o seu papel, nem se sentem capacitados para atuar com alunos com deficiência.