Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PERGUNTAS RETÓRICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100488
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7720
    "inscrito_id" => 22488
    "titulo" => "AS PERGUNTAS RETÓRICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Neste trabalho tivemos por objetivo geral investigar as perguntas retóricas feitas pelo professor nas aulas de ciências e as implicações das mesmas para o ensino e aprendizagem. Embasados em Frank (1999) e Araújo e Freitag (2010) no que se refere a função persuasiva das perguntas retóricas, argumentamos que este tipo de pergunta pode ser uma estratégia comum no contexto de aulas de ciências em que a principal meta comunicativa é a de conquistar adesão a pontos de vista do conhecimento científico, ou seja, aulas em que o professor produz discurso com a intenção de fazer o aluno se apropriar do discurso científico. Desse modo, investigações sobre o papel das perguntas retóricas, no que diz respeito ao contexto da sala de aula de ciências, são relevantes, pois, esse tipo de pergunta faz parte do processo de interação verbal, do discurso do professor e da construção de significados na sala de aula. Este estudo apresenta abordagem predominantemente qualitativa (MINAYO, 1994)e foi realizado em uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Realizamos videogravação de uma aula de ciências, as falas foram transcritas, organizadas em episódios e analisada seguindo a análise do conteúdo (BARDIN, 2012). Concluímos que as perguntas retóricas são instrumentos persuasivos, importantes na construção do discurso das aulas de ciências e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, esperamos com este trabalho, contribuir para as práticas pedagógicas e formação de professores, no sentido de promover reflexão sobre o papel das perguntas retóricas realizadas pelos professores em aulas de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22488_TB7720_20112023232107.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA TAMIRIS DE OLIVEIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA LIRA"
    "autor_email" => "leandratamiris2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100488
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7720
    "inscrito_id" => 22488
    "titulo" => "AS PERGUNTAS RETÓRICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Neste trabalho tivemos por objetivo geral investigar as perguntas retóricas feitas pelo professor nas aulas de ciências e as implicações das mesmas para o ensino e aprendizagem. Embasados em Frank (1999) e Araújo e Freitag (2010) no que se refere a função persuasiva das perguntas retóricas, argumentamos que este tipo de pergunta pode ser uma estratégia comum no contexto de aulas de ciências em que a principal meta comunicativa é a de conquistar adesão a pontos de vista do conhecimento científico, ou seja, aulas em que o professor produz discurso com a intenção de fazer o aluno se apropriar do discurso científico. Desse modo, investigações sobre o papel das perguntas retóricas, no que diz respeito ao contexto da sala de aula de ciências, são relevantes, pois, esse tipo de pergunta faz parte do processo de interação verbal, do discurso do professor e da construção de significados na sala de aula. Este estudo apresenta abordagem predominantemente qualitativa (MINAYO, 1994)e foi realizado em uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Realizamos videogravação de uma aula de ciências, as falas foram transcritas, organizadas em episódios e analisada seguindo a análise do conteúdo (BARDIN, 2012). Concluímos que as perguntas retóricas são instrumentos persuasivos, importantes na construção do discurso das aulas de ciências e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, esperamos com este trabalho, contribuir para as práticas pedagógicas e formação de professores, no sentido de promover reflexão sobre o papel das perguntas retóricas realizadas pelos professores em aulas de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22488_TB7720_20112023232107.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA TAMIRIS DE OLIVEIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA LIRA"
    "autor_email" => "leandratamiris2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste trabalho tivemos por objetivo geral investigar as perguntas retóricas feitas pelo professor nas aulas de ciências e as implicações das mesmas para o ensino e aprendizagem. Embasados em Frank (1999) e Araújo e Freitag (2010) no que se refere a função persuasiva das perguntas retóricas, argumentamos que este tipo de pergunta pode ser uma estratégia comum no contexto de aulas de ciências em que a principal meta comunicativa é a de conquistar adesão a pontos de vista do conhecimento científico, ou seja, aulas em que o professor produz discurso com a intenção de fazer o aluno se apropriar do discurso científico. Desse modo, investigações sobre o papel das perguntas retóricas, no que diz respeito ao contexto da sala de aula de ciências, são relevantes, pois, esse tipo de pergunta faz parte do processo de interação verbal, do discurso do professor e da construção de significados na sala de aula. Este estudo apresenta abordagem predominantemente qualitativa (MINAYO, 1994)e foi realizado em uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Realizamos videogravação de uma aula de ciências, as falas foram transcritas, organizadas em episódios e analisada seguindo a análise do conteúdo (BARDIN, 2012). Concluímos que as perguntas retóricas são instrumentos persuasivos, importantes na construção do discurso das aulas de ciências e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, esperamos com este trabalho, contribuir para as práticas pedagógicas e formação de professores, no sentido de promover reflexão sobre o papel das perguntas retóricas realizadas pelos professores em aulas de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.