Muitas discussões têm sido feitas sobre os desafios atuais da Educação e, a partir destas, também, acerca da necessidade urgente da constituição de um novo professor/professora e novos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, dentre as políticas que orientam a formação de professores, destaca-se a Resolução CEEd/RS nº0371 (2022), que fixa normas complementares à implementação das Diretrizes Curriculares para Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais, em nível médio, modalidade Curso Normal, no Rio Grande do Sul. Tal documento traz, de modo marcante, a preocupação com o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo da formação inicial, referendando os preceitos da cultura digital e alfabetização tecnológica e midiática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum-Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e da BNCC-Computação. Diante disso, propôs-se refletir acerca do impacto da cultura digital e das possibilidades de qualificar as experiências da formação docente e desenvolver o perfil de educador e de práticas inovadoras, a partir da presença das TDIC no currículo dos cursos e vivências formativas. Este estudo, sendo uma pesquisa qualitativa do tipo documental, abrangeu as legislações que regulamentam e orientam a formação de professores do Rio Grande do Sul, e forneceu considerações significativas sobre novos modos de interação e produção do conhecimento advindos da incorporação das metodologias ativas e do uso pedagógico das mídias e tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem na constituição do ser e do fazer docente.