PROJETO SEXTA DA CESTA DE LEITURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO; (PARTE II) UMA EXTENSÃO INTEGRADA A GÊNEROS TEXTUAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99412 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6263 "inscrito_id" => 21755 "titulo" => "PROJETO SEXTA DA CESTA DE LEITURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO; (PARTE II) UMA EXTENSÃO INTEGRADA A GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar: Sexta da cesta de leitura: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, lendo interpretando e produzindo da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi – PB que tem por finalidade despertar nos educandos a importância de conhecer a diversidade dos gêneros textuais, a partir de leituras interpretativas e compartilhadas por meio de rodas de conversa referente à criticidade dos alunos em relação às temáticas abordadas nas obras trabalhadas em sala de aula que fazem parte do seu cotidiano e vivência. Nesse sentido, os gêneros textuais passam a ser objeto de estudo, uma vez que se apresentam de diversas formas bem como a tipologia textual: narrativo, discursivo, informativo, descritivo e injuntivo, facilitando a autonomia do discente em escolher o gênero textual atrativo que estimule o hábito da leitura e, por conseguinte a prática do interpretar e produzir. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é Disponibilizar aos discentes metodologias ativas que despertem as aptidões da leitura, interpretação, escrita e produção textuais de diversos gêneros . Os procedimentos metodológicos foram de cunho bibliográfico, aula de campo, metodologias ativas, aulas expositivas, oficinas pedagógicas, rodas de leitura, debates, palestras e a utilização de recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares comprovou-se que essa ação metodológica contribuiu de forma significativa para que os educandos desenvolvam a habilidade da leitura, priorizando a escuta e o recontar, a partir de debates e socialização por meio de encontros semanais compartilhando as experiências vivenciadas no espaço escolar. Portanto, ressalta-se que a leitura é uma das ferramentas essenciais para que os sujeitos consigam desenvolver o saber crítico, compreender, interpretar e analisar os fatos sociais existentes no seu cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21755_TB6263_13112023170840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES BARBOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LOURDES BARBOSA" "autor_email" => "lourdesbfer@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99412 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6263 "inscrito_id" => 21755 "titulo" => "PROJETO SEXTA DA CESTA DE LEITURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO; (PARTE II) UMA EXTENSÃO INTEGRADA A GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar: Sexta da cesta de leitura: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, lendo interpretando e produzindo da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi – PB que tem por finalidade despertar nos educandos a importância de conhecer a diversidade dos gêneros textuais, a partir de leituras interpretativas e compartilhadas por meio de rodas de conversa referente à criticidade dos alunos em relação às temáticas abordadas nas obras trabalhadas em sala de aula que fazem parte do seu cotidiano e vivência. Nesse sentido, os gêneros textuais passam a ser objeto de estudo, uma vez que se apresentam de diversas formas bem como a tipologia textual: narrativo, discursivo, informativo, descritivo e injuntivo, facilitando a autonomia do discente em escolher o gênero textual atrativo que estimule o hábito da leitura e, por conseguinte a prática do interpretar e produzir. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é Disponibilizar aos discentes metodologias ativas que despertem as aptidões da leitura, interpretação, escrita e produção textuais de diversos gêneros . Os procedimentos metodológicos foram de cunho bibliográfico, aula de campo, metodologias ativas, aulas expositivas, oficinas pedagógicas, rodas de leitura, debates, palestras e a utilização de recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares comprovou-se que essa ação metodológica contribuiu de forma significativa para que os educandos desenvolvam a habilidade da leitura, priorizando a escuta e o recontar, a partir de debates e socialização por meio de encontros semanais compartilhando as experiências vivenciadas no espaço escolar. Portanto, ressalta-se que a leitura é uma das ferramentas essenciais para que os sujeitos consigam desenvolver o saber crítico, compreender, interpretar e analisar os fatos sociais existentes no seu cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21755_TB6263_13112023170840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES BARBOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LOURDES BARBOSA" "autor_email" => "lourdesbfer@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }