Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINAR E APRENDER: A PREPARAÇÃO DA DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98156
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4654
    "inscrito_id" => 3386
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER: A PREPARAÇÃO DA DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) aproxima os alunos de cursos de Licenciaturas do seu futuro campo de atuação profissional, proporcionando aos licenciandos os limites e as possibilidades da atuação docente. O PIBID infelizmente tem um alcance pequeno frente ao número de cursos de licenciaturas do Brasil e os demais licenciandos viverão estes momentos apenas nos estágios obrigatórios que acontecem no final do curso. O objetivo da pesquisa foi identificar a contribuição do projeto PIBID/Biologia-UERN na etapa “Experimentação in ou out laboratório” para o processo formativo dos licenciandos participes. Para a coleta de dados foi utilizado instrumento do tipo questionário semiestrutura com vinte discentes participantes do programa e com destaque aos eixos: perfil, formação, experiências vividas e autoavaliação em duas etapas, no início e seis meses após as atividades nas escolas participantes. Analisando os resultados foi verificado que o projeto PIBID/Biologia-UERN contribui para a formação dos participantes, proporcionando a vivências sobre a profissão docente. Foi mencionado ainda nos instrumentos mudança de postura inclusive nas atividades acadêmicas. Os licenciandos proporcionaram as escolas diversas aulas experimentais utilizando reagentes e recursos alternativos, demonstrando assim maturidade e preocupação docente da importância da experimentação para um conhecimento crítico dos estudantes, mesmo em escolas sem laboratórios. A experimentação e metodologias alternativas desenvolvidas pelos licenciandos foram destacadas pelas escolas participantes como motivacionais para novas posturas dos professores em exercício que ao desenvolver outras metodologias de ensino, fugindo das aulas tradicionais, tornará o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mais significativos. Foi possível verificar a contribuição positiva do projeto PIBID/Biologia-UERN, no desenvolvimento e formação dos licenciandos e na aproximação entre a Universidade e a Escola estimulando o professor a refletir sobre a importância da teoria associada a prática na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de conteúdos de biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3386_TB4654_19112023065623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA  CÉLIA PEREIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "REGINA MARQUES"
    "autor_email" => "reginamarques@uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98156
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4654
    "inscrito_id" => 3386
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER: A PREPARAÇÃO DA DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) aproxima os alunos de cursos de Licenciaturas do seu futuro campo de atuação profissional, proporcionando aos licenciandos os limites e as possibilidades da atuação docente. O PIBID infelizmente tem um alcance pequeno frente ao número de cursos de licenciaturas do Brasil e os demais licenciandos viverão estes momentos apenas nos estágios obrigatórios que acontecem no final do curso. O objetivo da pesquisa foi identificar a contribuição do projeto PIBID/Biologia-UERN na etapa “Experimentação in ou out laboratório” para o processo formativo dos licenciandos participes. Para a coleta de dados foi utilizado instrumento do tipo questionário semiestrutura com vinte discentes participantes do programa e com destaque aos eixos: perfil, formação, experiências vividas e autoavaliação em duas etapas, no início e seis meses após as atividades nas escolas participantes. Analisando os resultados foi verificado que o projeto PIBID/Biologia-UERN contribui para a formação dos participantes, proporcionando a vivências sobre a profissão docente. Foi mencionado ainda nos instrumentos mudança de postura inclusive nas atividades acadêmicas. Os licenciandos proporcionaram as escolas diversas aulas experimentais utilizando reagentes e recursos alternativos, demonstrando assim maturidade e preocupação docente da importância da experimentação para um conhecimento crítico dos estudantes, mesmo em escolas sem laboratórios. A experimentação e metodologias alternativas desenvolvidas pelos licenciandos foram destacadas pelas escolas participantes como motivacionais para novas posturas dos professores em exercício que ao desenvolver outras metodologias de ensino, fugindo das aulas tradicionais, tornará o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mais significativos. Foi possível verificar a contribuição positiva do projeto PIBID/Biologia-UERN, no desenvolvimento e formação dos licenciandos e na aproximação entre a Universidade e a Escola estimulando o professor a refletir sobre a importância da teoria associada a prática na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de conteúdos de biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3386_TB4654_19112023065623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA  CÉLIA PEREIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "REGINA MARQUES"
    "autor_email" => "reginamarques@uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) aproxima os alunos de cursos de Licenciaturas do seu futuro campo de atuação profissional, proporcionando aos licenciandos os limites e as possibilidades da atuação docente. O PIBID infelizmente tem um alcance pequeno frente ao número de cursos de licenciaturas do Brasil e os demais licenciandos viverão estes momentos apenas nos estágios obrigatórios que acontecem no final do curso. O objetivo da pesquisa foi identificar a contribuição do projeto PIBID/Biologia-UERN na etapa “Experimentação in ou out laboratório” para o processo formativo dos licenciandos participes. Para a coleta de dados foi utilizado instrumento do tipo questionário semiestrutura com vinte discentes participantes do programa e com destaque aos eixos: perfil, formação, experiências vividas e autoavaliação em duas etapas, no início e seis meses após as atividades nas escolas participantes. Analisando os resultados foi verificado que o projeto PIBID/Biologia-UERN contribui para a formação dos participantes, proporcionando a vivências sobre a profissão docente. Foi mencionado ainda nos instrumentos mudança de postura inclusive nas atividades acadêmicas. Os licenciandos proporcionaram as escolas diversas aulas experimentais utilizando reagentes e recursos alternativos, demonstrando assim maturidade e preocupação docente da importância da experimentação para um conhecimento crítico dos estudantes, mesmo em escolas sem laboratórios. A experimentação e metodologias alternativas desenvolvidas pelos licenciandos foram destacadas pelas escolas participantes como motivacionais para novas posturas dos professores em exercício que ao desenvolver outras metodologias de ensino, fugindo das aulas tradicionais, tornará o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mais significativos. Foi possível verificar a contribuição positiva do projeto PIBID/Biologia-UERN, no desenvolvimento e formação dos licenciandos e na aproximação entre a Universidade e a Escola estimulando o professor a refletir sobre a importância da teoria associada a prática na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de conteúdos de biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.