O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da atividade de monitoria no Ensino Superior para a construção de habilidades docentes durante a formação inicial do professor de Geografia. A monitoria está organizada a partir de um conjunto de procedimentos de ensino concebidos para um componente curricular de um curso de graduação, previstos no plano de curso e desenvolvidos em colaboração com estudantes de graduação que já cursaram o componente curricular objeto de monitoria. A investigação em questão está baseada em um relato de experiência desenvolvido a partir das atividades propostas para o componente curricular de Prática de Ensino em Cartografia, cursado no terceiro período do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras - PB. Para concretização dos objetivos propostos foram implementados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Análise reflexiva do plano de curso da disciplina ministrada entre os meses de fevereiro e junho de 2023 no referido curso, com destaque para reflexão sobre o papel da estrutura didática da disciplina no currículo de formação de professores de Geografia; b) Descrição, problematização e análise de cada uma das atividades desenvolvidas ao longo da monitoria, tais quais: acompanhamento das aulas, orientações para organização e mapas virtuais, apresentação e debates de textos da bibliografia e atividades e orientação para organização dos planos e execução de microaulas; e c) Impressões sobre a interação com os estudantes, práticas de motivação e as dificuldades de aprendizagem suscitadas pelos estudantes matriculados no componente curricular em questão. Concluímos que a atividade de monitoria foi imprescindível para a construção de habilidades docentes para o ensino de Geografia, considerando não apenas o aparato metodológico mobilizado nas atividades, como a familiarização de procedimentos didáticos necessários ao ensino dessa disciplina escolar na Educação Básica.