Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO EM CONTEXTO E O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DO COTIDIANO DA SLA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97958
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4401
    "inscrito_id" => 9855
    "titulo" => "FORMAÇÃO EM CONTEXTO E O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DO COTIDIANO DA SLA DE AULA"
    "resumo" => "Entre a formação inicial dos professores e a prática pedagógica cotidiana existe uma grande lacuna. Quando se pensa no processo de acessibilidade curricular para alunos com deficiências esse abismo se torna ainda maior, pois pouco se discute, ainda hoje, nos cursos de graduação sobre essa temática. Diante deste cenário, faz-se urgente promover cursos de formação em contexto para professores que já atuam nas salas de aula. Este artigo, tem como objetivo, demonstrar como um curso sobre o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), pode auxiliar e contribuir com a formação de professores da rede municipal de Juiz de Fora – MG, ampliando seus conhecimentos sobre o processo de inclusão e atividades flexibilizadas para a turma toda, a partir da perspectiva do DUA. Como estratégia metodológica deste estudo utilizamos pesquisa de abordagem qualitativa, através da aplicação de dois questionários com uso do aplicativo google forms. O primeiro questionário foi realizado no início do curso e outro, ao final do mesmo. No total foram elaboradas 10 perguntas fundamentadas na formação inicial e nas práticas dos professores que frequentaram o curso de formação em contexto. A amostra inicial foi composta por 54 sujeitos e na final, obtivemos 35. Os resultados indicaram que, na formação inicial, esses professores não tiveram nenhuma disciplina que abordasse a temática da acessibilidade ou adaptação curricular. A maioria dos professores participantes da pesquisa, conheceram o DUA, através deste processo formativo e conforme suas avaliações, consideram-se habilitados para planejar suas aulas segundo os princípios do DUA. Desta maneira, consideramos que, a articulação entre teoria-prática e ação-reflexão, seja uma proposição central no processo formativo dos educadores, para que aprimorem seus saberes e práticas de forma colaborativa com seus pares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9855_TB4401_19092023122842.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARTA COELHO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SONIA Coelho"
    "autor_email" => "sonijorg@terra.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97958
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4401
    "inscrito_id" => 9855
    "titulo" => "FORMAÇÃO EM CONTEXTO E O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DO COTIDIANO DA SLA DE AULA"
    "resumo" => "Entre a formação inicial dos professores e a prática pedagógica cotidiana existe uma grande lacuna. Quando se pensa no processo de acessibilidade curricular para alunos com deficiências esse abismo se torna ainda maior, pois pouco se discute, ainda hoje, nos cursos de graduação sobre essa temática. Diante deste cenário, faz-se urgente promover cursos de formação em contexto para professores que já atuam nas salas de aula. Este artigo, tem como objetivo, demonstrar como um curso sobre o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), pode auxiliar e contribuir com a formação de professores da rede municipal de Juiz de Fora – MG, ampliando seus conhecimentos sobre o processo de inclusão e atividades flexibilizadas para a turma toda, a partir da perspectiva do DUA. Como estratégia metodológica deste estudo utilizamos pesquisa de abordagem qualitativa, através da aplicação de dois questionários com uso do aplicativo google forms. O primeiro questionário foi realizado no início do curso e outro, ao final do mesmo. No total foram elaboradas 10 perguntas fundamentadas na formação inicial e nas práticas dos professores que frequentaram o curso de formação em contexto. A amostra inicial foi composta por 54 sujeitos e na final, obtivemos 35. Os resultados indicaram que, na formação inicial, esses professores não tiveram nenhuma disciplina que abordasse a temática da acessibilidade ou adaptação curricular. A maioria dos professores participantes da pesquisa, conheceram o DUA, através deste processo formativo e conforme suas avaliações, consideram-se habilitados para planejar suas aulas segundo os princípios do DUA. Desta maneira, consideramos que, a articulação entre teoria-prática e ação-reflexão, seja uma proposição central no processo formativo dos educadores, para que aprimorem seus saberes e práticas de forma colaborativa com seus pares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9855_TB4401_19092023122842.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARTA COELHO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SONIA Coelho"
    "autor_email" => "sonijorg@terra.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Entre a formação inicial dos professores e a prática pedagógica cotidiana existe uma grande lacuna. Quando se pensa no processo de acessibilidade curricular para alunos com deficiências esse abismo se torna ainda maior, pois pouco se discute, ainda hoje, nos cursos de graduação sobre essa temática. Diante deste cenário, faz-se urgente promover cursos de formação em contexto para professores que já atuam nas salas de aula. Este artigo, tem como objetivo, demonstrar como um curso sobre o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), pode auxiliar e contribuir com a formação de professores da rede municipal de Juiz de Fora – MG, ampliando seus conhecimentos sobre o processo de inclusão e atividades flexibilizadas para a turma toda, a partir da perspectiva do DUA. Como estratégia metodológica deste estudo utilizamos pesquisa de abordagem qualitativa, através da aplicação de dois questionários com uso do aplicativo google forms. O primeiro questionário foi realizado no início do curso e outro, ao final do mesmo. No total foram elaboradas 10 perguntas fundamentadas na formação inicial e nas práticas dos professores que frequentaram o curso de formação em contexto. A amostra inicial foi composta por 54 sujeitos e na final, obtivemos 35. Os resultados indicaram que, na formação inicial, esses professores não tiveram nenhuma disciplina que abordasse a temática da acessibilidade ou adaptação curricular. A maioria dos professores participantes da pesquisa, conheceram o DUA, através deste processo formativo e conforme suas avaliações, consideram-se habilitados para planejar suas aulas segundo os princípios do DUA. Desta maneira, consideramos que, a articulação entre teoria-prática e ação-reflexão, seja uma proposição central no processo formativo dos educadores, para que aprimorem seus saberes e práticas de forma colaborativa com seus pares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.