O abandono de animais é uma grave problemática que acarreta sérios prejuízos para o meio ambiente, a saúde pública e para o próprio animal em situação de abandono (gatos e cachorros). Assim, promover o direito e bem-estar animal é necessário para a resolução do abandono de cães e gatos para o equilíbrio ambiental e a saúde única. Por isso esta temática precisa ser abordada nas escolas, já que o ambiente escolar é capaz de promover condições para o desenvolvimento de valores e uma cidadania consciente aos alunos para com a vida dos animais. O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta didática elaborada pelo projeto de extensão Animais Comunitários da UFPB sobre a temática direito e bem-estar animal que foi aplicada em escola pública da educação básica. A abordagem teórica que embasa este trabalho se situa nos estudos sobre educação ambiental em Conde (2016), Lopes, Abílio e Moura (2023); educação para a guarda responsável de animais com vistas à manutenção da saúde pública e do equilíbrio ambiental em Correia (2018); Educação Ambiental nas práticas pedagógicas no ensino fundamental, Defreyn e Duso (2022) e o direito e bem-estar animal os estudos de Bastos (2020). Esta proposta foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Noêmia Alves, Conde-PB. Quanto à natureza, ela é aplicada com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Os resultados demonstraram que a proposta foi eficiente para sensibilizar os estudantes sobre o direito e bem-estar animal. Assim, percebe-se a importância de trabalhar o direito e bem-estar animal nas escolas e como podem ser um agente promotor de boas práticas que visam a melhoria no tratamento dos animais.