Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99685
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6627
    "inscrito_id" => 7089
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta muito utilizada nos cotidianos das salas de aula da Educação Básica. No período de 2011 a 2019 desenvolvi juntamente com minhas orientandas de iniciação científica diversas pesquisas com livros didáticos (LD) que resultaram em descobertas que promoveram a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No presente artigo irei abordar sobre essas experiências que enriqueceram minha prática, os desafios encontrados na trajetória desenvolvida e as perspectivas que a temática étnico-racial propõe tanto para a formação docente como para revisão dos conteúdos propostos nos LD. A metodologia de pesquisa é bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo qualitativa que permitiu adentrar tanto nos textos e atividades, como imagens presentes nos LD estudados. Ao longo da pesquisa sobre os LD foram identificadas as seguintes categorias: diversidade cultural, a invisibilidade dos povos indígenas ao longo da história do Brasil, identidade e protagonismo negro, África, tráfico, trabalho escravo, resistência negra, movimento abolicionista, abolição, pós-abolição e cultura afro-brasileira. Pelo que foi relatado nos vários momentos da pesquisa se constatou lacunas significativas no LD. Observou-se que é urgente um trabalho de formação continuada de professoras/es sobre essas temáticas a partir do olhar do povo negro e indígena. Outra constatação foi sobre a formação no Curso de Pedagogia, as alunas que se envolveram na pesquisa e no curso de extensão tiveram uma formação complementar sobre as temáticas desenvolvidas no estudo, mas as demais estudantes não tiveram essa oportunidade, pois ao longo do curso é muito superficial o que é tratado sobre a temática. Outra preocupação é o envolvimento de mais professoras/es do curso com essa temática que é transversal no currículo. Foram muitas aprendizagens e descobertas dinamizando o ensino e provocando o desenvolvimento crítico de estudantes, docentes e pesquisadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7089_TB6627_10122023215736.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARGARETH MARIA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Margareth Melo"
    "autor_email" => "margarethmmelo@servidor.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99685
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6627
    "inscrito_id" => 7089
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta muito utilizada nos cotidianos das salas de aula da Educação Básica. No período de 2011 a 2019 desenvolvi juntamente com minhas orientandas de iniciação científica diversas pesquisas com livros didáticos (LD) que resultaram em descobertas que promoveram a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No presente artigo irei abordar sobre essas experiências que enriqueceram minha prática, os desafios encontrados na trajetória desenvolvida e as perspectivas que a temática étnico-racial propõe tanto para a formação docente como para revisão dos conteúdos propostos nos LD. A metodologia de pesquisa é bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo qualitativa que permitiu adentrar tanto nos textos e atividades, como imagens presentes nos LD estudados. Ao longo da pesquisa sobre os LD foram identificadas as seguintes categorias: diversidade cultural, a invisibilidade dos povos indígenas ao longo da história do Brasil, identidade e protagonismo negro, África, tráfico, trabalho escravo, resistência negra, movimento abolicionista, abolição, pós-abolição e cultura afro-brasileira. Pelo que foi relatado nos vários momentos da pesquisa se constatou lacunas significativas no LD. Observou-se que é urgente um trabalho de formação continuada de professoras/es sobre essas temáticas a partir do olhar do povo negro e indígena. Outra constatação foi sobre a formação no Curso de Pedagogia, as alunas que se envolveram na pesquisa e no curso de extensão tiveram uma formação complementar sobre as temáticas desenvolvidas no estudo, mas as demais estudantes não tiveram essa oportunidade, pois ao longo do curso é muito superficial o que é tratado sobre a temática. Outra preocupação é o envolvimento de mais professoras/es do curso com essa temática que é transversal no currículo. Foram muitas aprendizagens e descobertas dinamizando o ensino e provocando o desenvolvimento crítico de estudantes, docentes e pesquisadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7089_TB6627_10122023215736.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARGARETH MARIA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Margareth Melo"
    "autor_email" => "margarethmmelo@servidor.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O livro didático é uma ferramenta muito utilizada nos cotidianos das salas de aula da Educação Básica. No período de 2011 a 2019 desenvolvi juntamente com minhas orientandas de iniciação científica diversas pesquisas com livros didáticos (LD) que resultaram em descobertas que promoveram a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No presente artigo irei abordar sobre essas experiências que enriqueceram minha prática, os desafios encontrados na trajetória desenvolvida e as perspectivas que a temática étnico-racial propõe tanto para a formação docente como para revisão dos conteúdos propostos nos LD. A metodologia de pesquisa é bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo qualitativa que permitiu adentrar tanto nos textos e atividades, como imagens presentes nos LD estudados. Ao longo da pesquisa sobre os LD foram identificadas as seguintes categorias: diversidade cultural, a invisibilidade dos povos indígenas ao longo da história do Brasil, identidade e protagonismo negro, África, tráfico, trabalho escravo, resistência negra, movimento abolicionista, abolição, pós-abolição e cultura afro-brasileira. Pelo que foi relatado nos vários momentos da pesquisa se constatou lacunas significativas no LD. Observou-se que é urgente um trabalho de formação continuada de professoras/es sobre essas temáticas a partir do olhar do povo negro e indígena. Outra constatação foi sobre a formação no Curso de Pedagogia, as alunas que se envolveram na pesquisa e no curso de extensão tiveram uma formação complementar sobre as temáticas desenvolvidas no estudo, mas as demais estudantes não tiveram essa oportunidade, pois ao longo do curso é muito superficial o que é tratado sobre a temática. Outra preocupação é o envolvimento de mais professoras/es do curso com essa temática que é transversal no currículo. Foram muitas aprendizagens e descobertas dinamizando o ensino e provocando o desenvolvimento crítico de estudantes, docentes e pesquisadoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.