ENSAIOS SOBRE O TORNAR-SE DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS - PORTUGUÊS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6073 "inscrito_id" => 13810 "titulo" => "ENSAIOS SOBRE O TORNAR-SE DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS - PORTUGUÊS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS" "resumo" => "A prática docente é essencial para que o licenciando possa conhecer uma realidade além da visualizada na universidade. À luz dessa explanação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no projeto interdisciplinar Libras - Português, surge como proporcionador da apresentação mais próxima do contexto profissional e escolar na região Oeste - Potiguar, contribuindo no crescimento do graduando enquanto futuro professor. Diante disso, dentro dos ideais interdisciplinares, esse estudo se propõe a compreender que as experiências compartilhadas pelo projeto potencializam a construção do tornar-se docente. Sendo assim, por intermédio de pesquisas realizadas por Freire (2002), Nóvoa (1992), Cordeiro (2011), Fazenda (2008), Morin (2003) e outros autores, podemos analisar os inúmeros elementos que compõem a formação docente, e que partes deles estão atrelados às interações do cotidiano escolar, ou seja, o contato com as instituições de ensino, as pessoas e suas diversidades, são imprescindíveis. A metodologia de abordagem qualitativa e de relato de experiência dos pibidianos dos cursos de Letras-Libras e Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) campus Caraúbas, com a prática vivenciada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento aos Surdos (CAS) - Mossoró, escola vinculada ao programa. Este estudo possibilitou um discernimento dos pesquisadores sobre a importância da prática pedagógica, os obstáculos para a sua obtenção, assim como suas contribuições na formação pessoal e profissional. Logo, a participação no Pibid garantiu a expansão do olhar dos bolsistas para uma educação de qualidade, à construção do papel do professor e, sobretudo, à compreensão da necessidade de uma escola democrática e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "Prática docente, Formação, Pibid, Interdisciplinaridade." "idioma" => "Português" "arquivo" => "65954aec6f264_03012024085420.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-03 08:54:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO FELIPE PRAXEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PRAXEDES" "autor_email" => "pedrofelipern6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6073 "inscrito_id" => 13810 "titulo" => "ENSAIOS SOBRE O TORNAR-SE DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS - PORTUGUÊS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS" "resumo" => "A prática docente é essencial para que o licenciando possa conhecer uma realidade além da visualizada na universidade. À luz dessa explanação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no projeto interdisciplinar Libras - Português, surge como proporcionador da apresentação mais próxima do contexto profissional e escolar na região Oeste - Potiguar, contribuindo no crescimento do graduando enquanto futuro professor. Diante disso, dentro dos ideais interdisciplinares, esse estudo se propõe a compreender que as experiências compartilhadas pelo projeto potencializam a construção do tornar-se docente. Sendo assim, por intermédio de pesquisas realizadas por Freire (2002), Nóvoa (1992), Cordeiro (2011), Fazenda (2008), Morin (2003) e outros autores, podemos analisar os inúmeros elementos que compõem a formação docente, e que partes deles estão atrelados às interações do cotidiano escolar, ou seja, o contato com as instituições de ensino, as pessoas e suas diversidades, são imprescindíveis. A metodologia de abordagem qualitativa e de relato de experiência dos pibidianos dos cursos de Letras-Libras e Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) campus Caraúbas, com a prática vivenciada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento aos Surdos (CAS) - Mossoró, escola vinculada ao programa. Este estudo possibilitou um discernimento dos pesquisadores sobre a importância da prática pedagógica, os obstáculos para a sua obtenção, assim como suas contribuições na formação pessoal e profissional. Logo, a participação no Pibid garantiu a expansão do olhar dos bolsistas para uma educação de qualidade, à construção do papel do professor e, sobretudo, à compreensão da necessidade de uma escola democrática e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "Prática docente, Formação, Pibid, Interdisciplinaridade." "idioma" => "Português" "arquivo" => "65954aec6f264_03012024085420.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-03 08:54:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO FELIPE PRAXEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PRAXEDES" "autor_email" => "pedrofelipern6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }