Este artigo aborda a interseção entre jogos teatrais, educação libertadora e práticas pedagógicas transformadoras no contexto educacional. Partindo das ideias de Paulo Freire e Augusto Boal, o artigo explora como os professores podem se tornar agentes de mudança ao adotar abordagens criativas e engajadoras em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola pública em Fortaleza, onde a autora, uma professora de Língua Portuguesa, implementou jogos teatrais para melhorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de promover a conscientização social e o empoderamento. A metodologia adotada integrou a educação libertadora e os princípios do Teatro do Oprimido, enfocando o Teatro Imagem. A pesquisa de campo envolveu grupos focais, entrevistas e observação participante. Os resultados indicaram que os jogos teatrais aprimoraram a motivação dos alunos, sua expressão criativa, empatia e habilidades de comunicação. O estudo evidencia que a combinação da abordagem teatral e da educação libertadora pode transformar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo que os alunos se tornem participantes ativos na construção de conhecimento e na resolução de desafios sociais.