Compreendemos a grande importância de um olhar diferenciado para o currículo escolar nas nossas escolas públicas, acreditamos que a necessidade de adequar a realidade da comunidade para que os educandos possam se sentir pertencentes e incluídos em todo o processo. Observando a apatia de alguns alunos, a falta de interesse nas aulas e a infrequência, foram utilizadas novas estratégias para possibilitar a acolhida e valorização da igualdade e equidade entre eles. O esporte foi apresentado de forma diferente, conduzido como momento de lazer , acreditando que que o esporte reduz a desigualdade social, amplia a consciência em relação ao respeito as diferenças culturais, raciais , de gêneros , apresentando ainda um mecanismo de inclusão social que amenizam as mazelas que assolam nossa sociedade, e que muitas vezes deixam nossos adolescentes invisíveis. Ao conhecer e praticar os diferentes esportes, nossos alunos constroem autonomia, permitindo-se ser mais atuantes , quebrando as barreiras das classes sociais e dos preconceitos, reconhecendo-se como pessoa cultural , crítica e ativa, descobrindo seu papel como cidadão . O esporte tem esse poder de transformação, ele acolhe, escuta , abraça as diferenças e transforma as fragilidades em novas expectativas de vida.