A garantia do direito à educação engloba não apenas o acesso e a permanência na escola, mas também a qualidade do ensino e a inclusão social. Ao realizar essa reflexão relacionando a prática de esportes na natureza nas aulas de Educação Física e a inclusão de pessoas com deficiência, surgem diversas questões pertinentes sobre as possibilidades, benefícios e desafios dessas práticas. Desse modo, o objetivo deste estudo é fomentar a aplicação de práticas inclusivas no ambiente escolar, no âmbito da educação física inclusiva, por meio da exploração de estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas ao ar livre. Serão exploradas diversas opções de esportes na natureza, analisando seus desafios, benefícios e possibilidades. A partir dessa análise, serão propostas atividades específicas que podem ser desenvolvidas ao longo dos anos de escolarização nas aulas de educação física, direcionadas a esse público. A revisão da literatura será realizada através da análise de estudos e pesquisas que abordam a inclusão dos esportes na natureza como conteúdo nas aulas de Educação Física para pessoas com deficiência. Os resultados apontam que a prática dos esportes na natureza como conteúdo nas aulas de Educação Física para pessoas com deficiência pode resultar em benefícios físicos, sensoriais, sociais, cognitivos e emocionais. Essas atividades proporcionam oportunidades de desenvolvimento holístico e promovem uma maior participação e inclusão de indivíduos no ambiente esportivo e na sociedade em geral.