ESPORTES NA NATUREZA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99224 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6028 "inscrito_id" => 9800 "titulo" => "ESPORTES NA NATUREZA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A garantia do direito à educação engloba não apenas o acesso e a permanência na escola, mas também a qualidade do ensino e a inclusão social. Ao realizar essa reflexão relacionando a prática de esportes na natureza nas aulas de Educação Física e a inclusão de pessoas com deficiência, surgem diversas questões pertinentes sobre as possibilidades, benefícios e desafios dessas práticas. Desse modo, o objetivo deste estudo é fomentar a aplicação de práticas inclusivas no ambiente escolar, no âmbito da educação física inclusiva, por meio da exploração de estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas ao ar livre. Serão exploradas diversas opções de esportes na natureza, analisando seus desafios, benefícios e possibilidades. A partir dessa análise, serão propostas atividades específicas que podem ser desenvolvidas ao longo dos anos de escolarização nas aulas de educação física, direcionadas a esse público. A revisão da literatura será realizada através da análise de estudos e pesquisas que abordam a inclusão dos esportes na natureza como conteúdo nas aulas de Educação Física para pessoas com deficiência. Os resultados apontam que a prática dos esportes na natureza como conteúdo nas aulas de Educação Física para pessoas com deficiência pode resultar em benefícios físicos, sensoriais, sociais, cognitivos e emocionais. Essas atividades proporcionam oportunidades de desenvolvimento holístico e promovem uma maior participação e inclusão de indivíduos no ambiente esportivo e na sociedade em geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9800_TB6028_28102023164622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE KELLY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "jane.santos@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99224 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6028 "inscrito_id" => 9800 "titulo" => "ESPORTES NA NATUREZA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A garantia do direito à educação engloba não apenas o acesso e a permanência na escola, mas também a qualidade do ensino e a inclusão social. Ao realizar essa reflexão relacionando a prática de esportes na natureza nas aulas de Educação Física e a inclusão de pessoas com deficiência, surgem diversas questões pertinentes sobre as possibilidades, benefícios e desafios dessas práticas. Desse modo, o objetivo deste estudo é fomentar a aplicação de práticas inclusivas no ambiente escolar, no âmbito da educação física inclusiva, por meio da exploração de estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas ao ar livre. Serão exploradas diversas opções de esportes na natureza, analisando seus desafios, benefícios e possibilidades. A partir dessa análise, serão propostas atividades específicas que podem ser desenvolvidas ao longo dos anos de escolarização nas aulas de educação física, direcionadas a esse público. A revisão da literatura será realizada através da análise de estudos e pesquisas que abordam a inclusão dos esportes na natureza como conteúdo nas aulas de Educação Física para pessoas com deficiência. Os resultados apontam que a prática dos esportes na natureza como conteúdo nas aulas de Educação Física para pessoas com deficiência pode resultar em benefícios físicos, sensoriais, sociais, cognitivos e emocionais. Essas atividades proporcionam oportunidades de desenvolvimento holístico e promovem uma maior participação e inclusão de indivíduos no ambiente esportivo e na sociedade em geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9800_TB6028_28102023164622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE KELLY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "jane.santos@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }